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Sexta-feira, 26 Abril 2024

Professora famalicense é uma das dez finalistas do Global Teacher Prize

Afonso Reis, membro do Júri Internacional e Presidente do Júri da edição portuguesa esteve esta terça-feira em Famalicão.

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A professora famalicense Maria Elsa Mendanha, de Educação pré-escolar do jardim-de-infância de Seide S. Miguel, é uma das dez finalistas do Global Teacher Prize, uma iniciativa promovida pela Fundação Varkey e reconhecida como o “Nobel da Educação”. Em Portugal, o prémio é fomentado pela associação “As Mentes Empreendedoras” e tem como promotor do projeto Afonso Reis, que esteve, esta terça-feira, em Vila Nova de Famalicão, para distinguir a professora finalista, numa sessão que decorreu na Casa das Artes e contou com a presença das crianças da sala da educadora Elsa. Estiveram ainda presentes a vereadora da Família do município de Famalicão, Sofia Fernandes, o diretor do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, Carlos Teixeira, entre outros.

Para Afonso Reis, o objetivo do Global Teacher Prize é em primeiro lugar “valorizar a educação e os professores e encontrar os professores inspiradores”. O prémio foi criado também para partilhar saberes e trazer o assunto “Educação” para a ordem do dia, sensibilizando e responsabilizando toda a comunidade para a importância do contributo de cada um para criar novas respostas aos desafios que se apresentam. “Cada professor, como protagonista da educação, tem diariamente em mãos a possibilidade de fazer a diferença, e com ela, uma imensa responsabilidade”, referiu.

O responsável destacou ainda o facto da professora Elsa Mendanha ser “a primeira professora educadora de infância entre as dez finalistas do prémio”.

Visivelmente feliz e emocionada, Elsa Mendanha, falou do trabalho desenvolvido e elogiou toda a equipa, referindo que o facto de ter chegado até aqui “é uma enorme vitória”.

A professora Elsa Mendanha trabalha no Jardim de Infância de Seide, do agrupamento escolas Camilo Castelo Branco há cerca de 12 anos. A inovação no seu método pedagógico consiste em conceber a escola como um todo: usa os espaços exteriores da comunidade como uma extensão do edifício, envolve colegas, assistentes operacionais, famílias e outros elementos da comunidade.

A mudança do modelo educacional tradicional para um modelo pedagógico baseado no construtivismo, no humanismo, no naturalismo e na participação, sustenta-se no trabalho colaborativo em parceria com outros professores, tendo dado origem ao Projeto: “Sei de um Jardim… para Brincar e Aprender”.

Este projeto visa proporcionar uma educação de qualidade, baseada em ações, que favorecem a inclusão, respeitando a singularidade e liberdade de cada criança. Estabelece, assim, uma relação colaborativa de proximidade com a comunidade, numa partilha de recursos humanos e materiais que complementam as práticas educativas. Como resultado, é possível verificar a felicidade e a motivação que as crianças sentem em ir para a escola, também enfatizada pelas famílias.

A cerimónia final de anúncio do vencedor da Global Teacher Prize Portugal 2021 terá lugar em Oeiras, na sexta-feira, 18.

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