9.4 C
Vila Nova de Famalicão
Segunda-feira, 29 Abril 2024

Salário dos famalicenses é 130 euros inferior à média nacional

Em Famalicão existem poucos beneficiários de RSI, a proporção de acidentes de trabalho é elevada e a violência doméstica aumentou. Conheça a avaliação de Famalicão noutros indicadores.

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Sessão de jazz este sábado no CRU Espaço Cultural

Com cantor moçambicano radicado em Famalicão

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

O “Índice de Sustentabilidade Municipal” foi apresentado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, juntamente com o CESOP – Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica, nesta terça-feira, dia 15. 

Este relatório avalia o município à luz dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), atribuindo uma nota a cada um (0 a 100). A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU), estabeleceu os 17 objetivos. 

Em 2017, quatro anos depois da entrada em vigor da Agenda 2030, a ONU aprovou um conjunto de 232 indicadores que são as “réguas” para medir e perceber se os objetivos estão a ser cumpridos – ou se serão até 2030. 

Pedro Neves, do CESOP-Local, explica que a “Comissão Europeia pôs os ODS no topo da agenda política”. O investigador acrescenta ainda que os ODS são uma forma de saber “o que está a acontecer socialmente e o que podemos fazer”. 

O Índice Global – a média da pontuação de Famalicão em todos os ODS – é de 69.5. 

Para Mário Passos, esta “é uma boa notícia para Famalicão e os famalicenses”. O presidente da Câmara afirma que quer “continuar com o objetivo de alcançar 100% em todos os ODS” e que tem “a ambição de estar ao lado dos grandes municípios europeus”. 

PONTOS POSITIVOS PARA FAMALICÃO EM 2021

Energias Renováveis e Acessíveis: 89.7

No cumprimento deste objetivo, a participação de Famalicão no pacto dos autarcas para o clima e energia foi positivo.

 

Saúde de Qualidade: 85.2 

Verificam-se poucas infeções por VIH, tuberculose e hepatite viral e o município está a caminho das metas de 2030. Apesar disso, verifica-se uma descida na pontuação de 2020 para 2021. Houve um aumento do número de suicídios, o que tem um impacto negativo.

 

Paz, Justiça e Instituições Eficazes: 81.4

Segundo Joana Abreu, uma das autoras do relatório, Famalicão tem “menos crianças acompanhadas por Comissões de Proteção de Crianças e Jovens e um desempenho muito melhor que o restante do país”.

 

Erradicar a Pobreza: 68.4

Neste objetivo, a pontuação de Portugal é de 53.4 e a do Vale do Ave é de 69.3. Em Famalicão verificou-se que existem menos desigualdades nos rendimentos, poucos beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) entre a população residente em idade ativa e estruturas para a integração de migrantes.

 

PONTOS NEGATIVOS PARA FAMALICÃO EM 2021

Erradicar a Fome: 27.5

No município de Famalicão, prevalece a obesidade na população residente com 18 e mais anos e é baixa a proporção de produtores e preparadores agrícolas biológicos. Portugal teve uma pontuação de 49.0 e o Vale do Ave de 27.4.

 

Trabalho Digno e Crescimento Económico: 57.4

Ainda existe uma grande disparidade de ganho médio mensal entre sexos e a proporção de acidentes de trabalho é elevada. A pontuação de Portugal é de 63.4.

O relatório, ao fornecer dados de 2011 a 2018, mostra-nos que o ganho médio mensal português tem sido sempre superior ao famalicense. Em 2018, a média mensal era de 1.036,8 euros em Famalicão – menos 130 euros do que a média nacional.

 

Produção e Consumo Sustentáveis: 60.9

Famalicão ainda regista uma pontuação abaixo da média do Vale do Ave (67.4). Verifica-se o baixo acesso ao serviço de recolha seletiva e a pouca valorização dos resíduos setoriais perigosos – resultantes da atividade industrial, por exemplo.

 

Ação Climática: 64.6

Neste objetivo, Famalicão está a afastar-se das metas para 2030. Houve um aumento das emissões de dióxido de carbono (CO2) e diminuíram as despesas municipais com o ambiente.

 

Igualdade de género: 72.3

De 2017 a 2020, a violência doméstica em Famalicão aumentou todos os anos. Apesar da proporção ser maior a nível nacional, entre 2019 e 2020 Portugal registou uma queda nos crimes registados como violência doméstica pelo cônjuge ou análogo.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Paulo Cunha será o quarto deputado famalicense no Parlamento Europeu

O ex-autarca de Famalicão é o número dois da candidatura da Aliança Democrática.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Feira apresenta aos alunos oferta formativa do ensino secundário

Evento destinado aos alunos do 9º ano foi realizado no CIIES, em Vale São Cosme.

Finalistas do ensino secundário discutiram os valores de Abril com autarcas locais

Encontro entre jovens e autarcas aconteceu na Casa da Juventude de Famalicão.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.