3.8 C
Vila Nova de Famalicão
Terça-feira, 10 Dezembro 2024

Famalicão. Grupo Eco-Trocas dá vida nova a artigos excedentes e em desuso

O grupo tem como missão incentivar o aproveitamento de recursos e contribuir para a diminuição de desperdícios.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Trocar botas por chocolate, plantas por iogurtes ou aspirador de pó por ração de cão? Tudo isso e muito mais é possível em Famalicão graças ao grupo Eco-Trocas, que tem como missão incentivar o aproveitamento de recursos já existentes e contribuir para a diminuição de desperdícios.

O Eco-Trocas foi criado em janeiro de 2020 na rede social Facebook e tem cerca de 1300 membros. Tem como propósito promover a economia circular, assente em trocas e doações de artigos já existentes e que procuram uma segunda vida. Nenhuma transação no grupo implica dinheiro.

O objetivo do grupo é sensibilizar os membros para um consumo mais consciente, com vista a uma maior durabilidade da vida útil dos artigos disponíveis, que se traduz numa maior sustentabilidade para a comunidade.

Nas mãos dos membros do Eco-Trocas, os artigos que têm em casa em desuso e excedentes vão para onde podem ser úteis. Além disso, muitos artigos ganham vida nova. É que há membros que usam os seus talentos para restaurar peças e recriar artigos, criando autênticas obras de arte a partir de peças que, outrora, poderiam ter ido parar ao lixo.

Em setembro o grupo Eco-Trocas foi galardoado com o Selo Famalicão Visão’25 na categoria “B-Smart Famalicão: Ser um território biodiverso!”.

O grupo Eco-Trocas é uma iniciativa da Associação Famalicão em Transição. A Associação é formada por um grupo de cidadãos do concelho de Vila Nova de Famalicão e arredores, “empenhados em contribuir ativamente para que a comunidade se torne mais sustentável”.

Uma das propostas da Famalicão em Transição é incentivar uma mudança progressiva nos comportamentos, “no sentido de uma vida mais sustentável e em sintonia com a natureza e a comunidade”.

Nesse sentido, a Associação criou vários grupos de trabalho dedicados a interesses e talentos específicos. A saber: ambiente, comunicação, economia circular, educação e transição interior. Os princípios e metodologia da Famalicão em Transição inspiram-se na rede Transition Network “já disseminada pelo mundo e a construir novas e positivas histórias”.

As atividades presenciais da associação estiveram suspensas por causa da pandemia, No entanto, em breve serão retomadas, na nova sede, que está a ser preparada na antiga escola primária de Bente.

Comentários