Com 800 colaboradores e um volume de negócios anual de 82 milhões de euros, a Leica, empresa pioneira no desenvolvimento de câmaras, lentes e sistemas de imagem, celebra meio século de vida em Portugal.
A fábrica em Vila Nova de Famalicão iniciou funções em 1973 e atualmente produz componentes essenciais para a gama de produtos Leica. Está instalada numa área de 52.400 m², com 18.100 m² para espaço de produção, 3.100 m² para montagem, 3.500 m² para ótica, 4.900 m² para mecânica e 2.700 m² para áreas de suporte à produção.
No ano em que assinala meio século de vida, a Leica promove um vasto programa de celebrações, cujo ponto de partida teve início a 5 de setembro, com a inauguração da exposição fotográfica ‘De Famalicão para o Mundo: 50 anos da Leica em Portugal’, sob a curadoria de Karin Rehn-Kaufmann, diretora de arte e diretora internacional das 26 galerias Leica e patente até 12 de novembro na Casa das Artes de Famalicão.
No âmbito das comemorações, decorreu na manhã da última quinta-feira, dia 14, uma visita à fábrica de Famalicão, a segunda unidade de fabrico da marca Leica. A cerimónia contou com a presença do presidente do conselho de supervisão da Leica Camera AG, Andreas Kaufmann e respetivo conselho de administração da empresa, bem como de inúmeras personalidades, entre as quais os Secretários de Estado da Internacionalização e do Trabalho, Bernardo Ivo Cruz e Miguel Fontes, respetivamente, do presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, da embaixadora da Alemanha, Júlia Monar e da diretora regional da Cultura Norte, Laura Castro, entre muitos outros convidados.
Comentários