22.1 C
Vila Nova de Famalicão
Domingo, 19 Setembro 2021
Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Marchas LGBTQIA+ em Famalicão, Guimarães e Vizela em 2022

Fundado este mês de agosto, o Grupo de Apoio a Pessoas Queer (GAPQ) é movimento social aberto a qualquer pessoa que preze os valores da tolerância e do respeito pela diferença.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Candidatos do CHEGA, IL, PAN e PS recebem apoio da liderança nacional em Famalicão

Ao contrário de eleições anteriores, a liderança nacional do PSD e do CDS-PP está ausente da campanha famalicense. Rui Rio participou ontem na campanha eleitoral de diversos municípios no Minho, mas não veio a Famalicão. Francisco Rodrigues dos Santos disse que não foi convidado.

PAN Famalicão apresenta programa eleitoral

O documento é dividido em quatro grandes eixos: Ambiente, Efetivar os Direitos Humanos, Proteção e Bem-estar Animal e Administração Municipal.

André Ventura presente na campanha do Chega em Famalicão

Centenas participaram no jantar com a participação do líder nacional no último dia 15, em Ribeirão.

António Costa dá força a Eduardo Oliveira hoje em Famalicão

Comício com a presença de António Costa realiza-se este sábado à tarde no Parque de Sinçães. Além do secretário-geral do Partido Socialista, outros nomes nacionais do partido têm vindo a Famalicão apoiar a candidatura de Eduardo Oliveira à presidência da Câmara Municipal.
Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Foi fundado no dia 10 de agosto o Grupo de Apoio a Pessoas Queer (GAPQ). O movimento tem por missão lutar pelos direitos da comunidade LGBTQIA+, desenvolvendo marchas, iniciativas e outros eventos, tais como palestras, reuniões abertas e rodas de conversa.

“Trata-se de um movimento social, apartidário, com estatutos próprios e aberto a qualquer pessoa que preze os valores da tolerância e do respeito pela diferença”, refere o GAPQ em comunicado.

Inicialmente, a zona de ativismo será Vila Nova de Famalicão, Guimarães e Vizela, onde já se encontram a trabalhar na realização de marchas LGBTQIA+ nessas cidades.

As primeiras marchas Vila Nova de Famalicão, Guimarães e Vizela serão realizadas já em 2022. Mas o objetivo será um dia abranger mais cidades e concelhos.

O GAPQ trabalha “por uma sociedade mais justa e inclusiva, sem exceções, tendo como luta o combate ao medo e ao ódio”.

O GAPQ tem também por missão ser um porto seguro, onde a comunidade LGBTQIA+ possa partilhar experiências, dar conforto e segurança a quem muitas vezes não tem a solidariedade e compreensão no meio familiar, estudantil ou laboral.

A forma possível de acompanhar, interagir ou aderir ao movimento é pelo Instagram em @gapq.movimento.

O SIGNIFICADO DA SIGLA LGBTQIA+

LGBTQIA+ é o movimento político e social que defende a diversidade e busca mais representatividade e direitos para a comunidade.

Conheça o significado de cada letra da sigla LGBTQIA+.

L (lésbicas) – Mulheres que sentem atração afetiva/sexual pelo mesmo género, ou seja, outras mulheres.

G (gays) – Homens que sentem atração afetiva/sexual pelo mesmo género, ou seja, outros homens.

B (bissexuais) – Homens e mulheres que sentem atração afetiva/sexual pelos géneros masculino e feminino.

T (transexuais) – A transexualidade não se relaciona com a orientação sexual, mas com a identidade de género. Ou seja, corresponde às pessoas que não se identificam com o género atribuído no seu nascimento.

Q (queer) – São as pessoas que transitam entre as noções de género. A teoria queer defende que a orientação sexual e identidade de género não são resultado da funcionalidade biológica, mas de uma construção social.

I (intersexo) – A pessoa intersexo está entre o feminino e o masculino. As suas combinações biológicas e desenvolvimento corporal – cromossomos, genitais, hormonas, etc. – não se enquadram na norma binária (masculino ou feminino).

A (assexual) – As pessoas assexuais não sentem atração sexual por outras pessoas, independente do género. Existem diferentes níveis de assexualidade.

+ – O símbolo + é utilizado para incluir outros grupos e variações de sexualidade e género. Aqui são incluídos os pansexuais, por exemplo, que sentem atração por outras pessoas, independente do género.

Comentários