8.1 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 27 Abril 2024

Mário Passos promete conclusão das obras no centro de Famalicão para 30 de julho

Presidente da Câmara afirma que o prazo será prorrogado pela terceira vez, adiando a conclusão por mais 40 dias. Vereador socialista questiona Mário Passos: “Acredita que no dia 31 de julho não haverá grades e lajes fora do sítio?”

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Sessão de jazz este sábado no CRU Espaço Cultural

Com cantor moçambicano radicado em Famalicão

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Tal como o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO adiantou ontem, embora o prazo das obras no centro da cidade já tenha terminado, a empreitada em curso não estava na agenda da reunião de hoje do executivo municipal. No entanto, o assunto veio à discussão por iniciativa dos vereadores socialistas. [ver aqui O prazo acabou, mas obras no centro de Famalicão continuam e data de conclusão é uma incógnita]

O vereador Paulo Folhadela foi direto ao assunto: “Dia 19 findou o prazo para conclusão das obras. Não houve pedido de prorrogação. Aos olhos dos famalicenses não é percetível que as obras estejam concluídas. Está programado o final da obra?”.

O vereador socialista citou ainda situações como a obra na Av. Marechal Humberto Delgado, que teve início já após o prazo das obras ter terminado, e a prorrogação do contrato de arrendamento onde está a funcionar o quiosque A Mascotinha da Sorte, devido aos sucessivos atrasos na construção do novo edifício.

Em resposta a Paulo Folhadela, Mário Passos disse que o prazo das obras será prorrogado pela terceira vez. Com o acréscimo de mais 40 dias, a nova data de conclusão fica adiada para 30 de julho. Ou seja, aos 365 dias do prazo inicial, já se somam mais 210 dias.

Sobre a falta de formalização do adiamento nos prazos da obra, o autarca referiu que “o ato de prorrogação até ao final de julho virá na próxima reunião”. “Não veio nesta porque a agenda já estava cheia”, respondeu o presidente da Câmara.

No entanto, a justificação do autarca parece não ter sentido uma vez que sempre que a Câmara Municipal tem necessidade urgente de tomar alguma decisão ou de fazer aprovar alguma medida que não esteja na agenda da reunião quinzenal do executivo, pode utilizar  para este efeito o período anterior antes da ordem do dia. Foi o como aconteceu na reunião primeira de junho, por exemplo, em que foram acrescentados votos de louvor a atletas de várias modalidades. Há também a possibilidade de convocar uma reunião extraordinária sempre que tal se justifique.

“MAU PLANEAMENTO DESDE O INÍCIO”

“Cada dia que passa estamos mais perto do final da obra”, disse Mário Passos, atribuindo o atraso à betonagem da malha de ferro do quiosque, e salientando que “é melhor fazer bem e demorar mais um mês”.

Diante do novo prazo avançado pelo presidente da Câmara, o vereador Sérgio Cortinhas questionou: “Acredita que no dia 31 de julho não haverá grades e lajes fora do sítio?”

O vereador socialista questionou se o prazo “é realista”, destacando que “houve um mau planeamento desde o início”. Aliás, é justamente por considerar que “o planeamento não está a ser bem executado” que Sérgio Cortinhas questionou Mário Passos: “Estas previsões são técnicas ou intuitivas?”.

“Os nossos técnicos são competentes e as obras não estão paradas”, respondeu Mário Passos, acrescentando que “nada nos indica, neste momento, que algo possa atrasar o normal decorrer da obra”.

Fotografia NOTÍCIAS DE FAMALICÃO

Recorde-se que as obras no centro da cidade de Famalicão tiveram início em outubro de 2020 e o prazo de conclusão era de 365 dias. No entanto, o prazo foi duas vezes prorrogado. A primeira prorrogação foi de 120 dias, adiando a conclusão para 30 de abril deste ano. A segunda prorrogação foi de 50 dias, prazo que terminou último domingo, 19 de junho. A prorrogação hoje anunciada ainda precisa de ser formalizada.

Em termos de orçamento, a despesa já ronda os dez milhões. A obra foi adjudicada por 7.676.040,38 euros e conta já com duas derrapagens orçamentais, no valor de 880.415,21 euros e 396.182,52 euros, respetivamente. [ver aqui Obras no centro da cidade a custar cerca de dez milhões e sem prazo para acabar]

A obra conta com apoio financeiro da União Europeia no montante de 3.504.777,27 euros.

30 IMAGENS ATUAIS DO CENTRO DA CIDADE

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Paulo Cunha será o quarto deputado famalicense no Parlamento Europeu

O ex-autarca de Famalicão é o número dois da candidatura da Aliança Democrática.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Feira apresenta aos alunos oferta formativa do ensino secundário

Evento destinado aos alunos do 9º ano foi realizado no CIIES, em Vale São Cosme.

Finalistas do ensino secundário discutiram os valores de Abril com autarcas locais

Encontro entre jovens e autarcas aconteceu na Casa da Juventude de Famalicão.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.