O médico pediatra Gonçalves de Oliveira apresenta o seu novo livropara as crianças, para o público juvenil e para os apreciadores da boa literatura, intitulado “Doze ditados em versos rimados”.
A apresentação será realizada no dia 14 de dezembro, sábado, às 14h30 horas, na Associação Gerações. O livro tem a chancela da Editora do Diário do Minho, de Braga, e conta com ilustrações de Romão Figueiredo. “Esta é já a terceira vez que o Dr. Oliveira faz a apresentação dos seus livros na Gerações, o que é motivo de grande satisfação e orgulho para a instituição”, refere Mário Martins, presidente da direção da Gerações.
Nestes “Doze ditados em versos rimados” que sucedem a “Lições Rimadas” e “Doze palavras em lições rimadas”, Gonçalves de Oliveira inspira-se na “voz do nosso povo”, veiculada através de doze ditados populares transmitidos de geração em geração e que são grandes fontes de inspiração e de sabedoria.
“Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”, “Cada macaco no seu galho”, “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, “Águas passadas não movem moinho”, “Grão a grão enche a galinha o papo”, “Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer”, “A preguiça é a mãe de todos os vícios”, “Mais vale prevenir do que remediar”, “Pela boca morre o peixe”, “Se ferradura trouxesse sorte, burro não puxava carroça”, “A esperança é a última a morrer” e “Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és” são os provérbios que o médico escritor aproveita para dar a todos os seus leitores muitas lições de humanismo, de liberdade, de compreensão, de solidariedade, de amizade, de companheirismo, de gratidão e de paz.
No dia 7 de dezembro de 2017 o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa condecorou José Manuel Gonçalves de Oliveira com a Comenda de Benemerência. Fotografia: CMP/DRA carreira de Gonçalves de Oliveira tem sido marcada por uma grande intervenção cívica e social.
Em 2017, José Manuel Gonçalves Oliveira foi condecorado pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa com a Comenda de Benemerência. Um reconhecimento ao médico pediatra que ao longo de várias décadas tem pautado a sua trajetória pela solidariedade.
Enquanto diretor do Serviço de Pediatria do Centro Hospital do Médio Ave criou a consulta social de pediatria no CHMA, direcionada para a comunidade cigana e para as famílias carenciadas.
Ao longo de mais de quatro décadas realizou mais de mil consultas gratuitas por ano aos mais desfavorecidos, nomeadamente às crianças do Centro Social Padre David, em Ruílhe, Braga.
“O Dr. Oliveira é daquelas pessoas e daqueles escritores que, com uma simplicidade extrema, tem a capacidade rara de enfrentar os grandes problemas, consciente que está que não são os gestos majestáticos que fazem andar o mundo”, refere Mário Martins, presidente da Gerações, acrescentando que “além de médico famoso, o Dr. Oliveira sabe usar a palavra e a extraordinária influência da palavra para semear o bem, em ações educativas e para ajudar os que precisam”.
Comentários