20.3 C
Vila Nova de Famalicão
Quarta-feira, 24 Abril 2024

Perito do Governo que defende o encerramento de maternidades elogia partos humanizados no Hospital de Famalicão

Maternidade de Vila Nova de Famalicão é um exemplo no Serviço Nacional de Saúde, mas corre o risco de ser encerrada pelo Governo.

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Feira apresenta aos alunos oferta formativa do ensino secundário

Evento destinado aos alunos do 9º ano foi realizado no CIIES, em Vale São Cosme.

Caminhos da Liberdade em Vila Nova de Famalicão

Locais onde se fez resistência à Ditadura Salazarista

Diogo Ayres de Campos, o perito que lidera a comissão de especialistas nomeada pelo Governo, que propõe o encerramento da maternidade do Hospital de Vila Nova de Famalicão, é o mesmo perito que elogia o trabalho da maternidade famalicense ao nível da humanização do parto.

“Há hospitais que têm condições, quer físicas, quer de equipa, para respostas mais humanizadas. [O Hospital de] Famalicão é um exemplo desses”, afirmou Diogo Ayres de Campos, entrevista pela SIC no âmbito da reportagem “A natureza do parto”, emitida no “Jornal da Noite” deste sábado, 15 de outubro.

Ou seja, a maternidade do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA), que serve os municípios de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa, tem boas condições logísticas, mas, mesmo assim, tem um futuro incerto. Não obstante isso, no mês de setembro, nasceram em Vila Nova de Famalicão um total de 135 bebés.

Grávida em trabalho de parto na maternidade de Vila Nova de Famalicão. Imagem: Reportagem da SIC

Apesar do reconhecimento público de Diogo Ayres de Campos, médico e professor de Ginecologia e Obstetrícia na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, a Maternidade de Vila Nova de Famalicão está na lista negra da comissão liderada pelo próprio Diogo Ayres de Campos.

Ayres de Campos escuda-se na necessidade de concentrar recursos e empurra a palavra final para o ministro da Saúde. “Se queremos uma resposta rápida temos de ter em cima da mesa a hipótese de concentrar alguns recursos. Concentrar alguns recursos é concentrar urgências e blocos de partos. Esse trabalho foi feito e foi entregue ao senhor ministro da Saúde e estamos a aguardar que haja uma decisão. Uma decisão que será, seguramente, política e não uma decisão técnica.”

O grupo de peritos foi nomeado pelo Governo com o objetivo de encontrar soluções para a falta de especialistas em obstetrícia, para evitar situações de rotura dos serviços, como aconteceu no último verão em diversos hospitais portugueses. Não foi, porém, o caso do Hospital de Vila Nova de Famalicão, cuja maternidade funcionou sempre.

Hospital de Famalicão mostrou boas práticas a todo o país. Imagem: Reportagem da SIC

A comissão defende o encerramento de seis maternidades em todo o país e a concentração de serviços. Na região Norte propõe o encerramento as maternidades de Famalicão e Póvoa de Varzim, na região Centro, as maternidades de Guarda e Castelo Branco, e, na região de Lisboa e Vale do Tejo, o fecho das maternidades de Vila Franca de Xira e Barreiro. Diogo Ayres de Campos considera que a maternidade de Famalicão é descartável, dada a proximidade face aos hospitais de Guimarães ou Braga.

Saritta Nápoles, responsável pelo bloco de partos da maternidade do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA), não comenta o estudo em causa, preferindo falar do seu trabalho quotidiano. “Nós nunca tivemos a urgência fechada. Asseguramos sempre o serviço. Temos um bloco de partos novo. As mulheres que vêm ter os seus bebés aqui estão tão felizes, tão felizes, o que me deixa imensamente feliz”, afirmou à SIC a responsável da maternidade famalicense.

Saritta Nápoles, responsável pelo bloco de partos de Famalicão. Imagem: Reportagem da SIC

A reportagem da SIC versou sobre a violência obstétrica nos hospitais portugueses, ouvindo mulheres que tiveram experiências traumáticas, e apresentou a maternidade do Hospital de Vila Nova de Famalicão como exemplo na humanização do parto.

Na maternidade famalicense, as grávidas são preparadas para o parto, existindo mesmo um “plano de parto”, e são informadas sobre os seus direitos. E para inibir a dor do parto natural, recebem a “walking epidural”, uma anestesia que permite que a grávida continue a movimentar-se nos trabalhos do parto.

“A MULHER NO CENTRO DAS DECISÕES”

“Nós começamos a colocar a mulher no centro das decisões”, afirma Saritta Nápoles, que é considerada a alma da humanização do parto em Vila Nova de Famalicão. Ela defende uma instrumentalização no nascimento cada vez menor e considera importante que as mulheres sejam bem informadas sobre o que vai acontecer ou pode acontecer durante o parto.

“O plano de parto é importante para nós porque quando uma mulher chega à sala de partos com um plano nõs ficamos a saber aquilo que ela quer sem nunca termos estado com ela”, explica Saritta Nápoles, que só recomenda a intervenção cirúrgica, ou seja, a cesariana, como solução de último recurso.

Saritta Nápoles, responsável pelo bloco de partos de Famalicão. Imagem: Reportagem da SIC

“Acho que uma cesariana a pedido da mulher só acontece quando a mulher não está informada. O risco de morte materna é muito menor num parto vaginal do que numa cesariana”, explica Saritta Nápoles, adiantando que os riscos de infeção, de hemorragia e de necessidade de uma transfusão de sangue também “são muito maiores” numa cesariana do que num parto vaginal. E a médica acrescenta outro dado: “A percentagem de amamentação é muito maior num parto vaginal do que numa cesariana.”

CHEGA PROMOVE VIGÍLIA

Entretanto, a ameaça que paira sobre o futuro da Maternidade de Vila Nova de Famalicão levou a Distrital de Braga e a Concelhia famalicense do Partido Chega a organizar uma vigília, que está marcada para a noite desta segunda-feira, 17 de Outubro, a partir das 21 horas, em frente ao Hospital de Vila Nova de Famalicão. O objetivo do partido da direita radical é defender “a continuidade do serviço de maternidade e obstetrícia”.

Os responsáveis do Chega consideram que o eventual encerramento da maternidade “constitui uma grave ofensa a toda a comunidade que reside no Baixo Minho, em especial a famalicense, que se vê, assim, privada de um serviço fundamental”.

O partido informou que a vigília contará com a presença de Filipe Melo, deputado eleito pelo distrito de Braga, assim como de elementos da comissão politica distrital e da Concelhia de Vila Nova de Famalicão.

Obs. – Veja a reportagem completa “A natureza do parto”, transmitida no Jornal da Noite da SIC, no dia 15 de outubro de 2022, no link: https://bit.ly/3S7Glwf.

(Notícia atualizada segunda-feira, 17 de outubro, às 10h05)

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Paulo Cunha será o quarto deputado famalicense no Parlamento Europeu

O ex-autarca de Famalicão é o número dois da candidatura da Aliança Democrática.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Feira apresenta aos alunos oferta formativa do ensino secundário

Evento destinado aos alunos do 9º ano foi realizado no CIIES, em Vale São Cosme.

Finalistas do ensino secundário discutiram os valores de Abril com autarcas locais

Encontro entre jovens e autarcas aconteceu na Casa da Juventude de Famalicão.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.