24.6 C
Vila Nova de Famalicão
Quinta-feira, 18 Abril 2024

RTP mostra ao País a destruição ambiental do Monte de Santa Catarina

A RTP esteve em Vila Nova de Famalicão para avaliar a destruição da floresta motivada pela construção de uma central fotovoltaica que teve luz verde da autarquia.

4 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Cerca de 900 mil euros para Antoninas 2024. Mário Passos duplica gastos com festas

Mário Passos gasta com as Antoninas mais do dobro que Paulo Cunha e Armindo Costa. São as Antoninas mais caras de sempre, mas o orçamento para as marchas não aumentou. Cada marcha vai receber 8500 euros.

Candidaturas à Jovem Orquestra de Famalicão disponíveis até 12 de maio

A 6.ª edição da iniciativa acontece de 9 a 14 de setembro

A estcupidez

O polo desportivo definhou até ser tão insuficiente que os próprios clubes da cidade deixaram de nela ter lugar. Andamos tantos anos para ficarmos pior do que estávamos.

Riopele recebe prémio na China pela aposta na sustentabilidade

Empresa famalicense distinguida numa das maiores feiras têxteis realizadas na China.

“Transição energética: a que custo?” – É este o mote de uma reportagem da RTP, inserida no programa ambiental “Biosfera”, que foi transmitido este fim de semana, no canal 2 da RTP e que está disponível na plataforma RTP Play clicando aqui (a partir do minuto 13).

A equipa da RTP esteve em Vila Nova de Famalicão para avaliar a amplitude da destruição  da f,oresta do monte de Santa Catarina, na zona de confluência das freguesias de Calendário, Outiz e Vilarinho das Cambas, para a construção de uma central de painéis fotovoltaicos, aprovada pela Câmara Municipal e pelos organismos governamentais, sem qualquer consulta prévia à população.

Nem sequer foi feita a avaliação do impacto ambiental. A lei dispensa essa avaliação, pois só exige que seja feita para centrais com uma potência de 50 megawatts. Esta central terá uma potência de 48,9 megawatts. Em todo o caso, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, como gestora do território, poderia ter exigido o estudo da avaliação do impacto ambiental.

A Câmara Municipal também poderia não ter declarado o Interesse Público Municipal do projeto, que normalmente é atribuído quando estão em causa empresas criadoras de riqueza e de emprego. Foi o que fez, por exemplo, a autarquia de Valongo, que recusou o projeto de um parque fotovoltaico da mesma empresa promotora, alegando malefícios ambientais para o concelho.

O processo de aprovação por parte da Câmara Municipal de Famalicão foi iniciado ainda no tempo da presidência de Paulo Cunha, em novembro 2020, em plena pandemia. Foi nessa altura que a empresa promotora pediu à Câmara Municipal que declarasse o Interesse Público Municipal do projeto. O pedido foi aprovado com os votos favoráveis dos vereadores da coligação PSD-CDS. Depois, a Assembleia Municipal ratificou.

A população só agora vai tomando consciência da dimensão do desastre ecológico e as associações de defesa do ambiente e o partido Pessoas Animais Natureza (PAN), através da porta-voz local Sandra Pimenta, têm liderado a oposição ao projeto empresarial de energia solar cuja viabilização implicou a destruição de uma floresta dominada por sobreiros, carvalhos e outras espécies arbóreas, às portas da cidade de Vila Nova de Famalicão e num terreno muito acidentado, que agora fica sujeito a deslizamentos, segundo alertam os ambientalistas.

Foi este cenário desolador, que até agora estava coberto por árvores frondosas e muita vegetação, que a reportagem do programa “Biosfera”, da RTP, mostrou ao país. Os membros da associação ambientalista Famalicão em Transição, disseram à RTP que num terreno da Reserva Ecológica Nacional ocorreu “um crime ambiental”. O abate, noticiado em primeira mão pelo NOTÍCIAS DE FAMALICÃO, aconteceu no último mês de outubro.

A reportagem do programa “Biosfera” alerta para os perigos ambientais: “É importante ter em atenção a densidade. Muitos painéis juntos podem originar ilhas de calor dos painéis.” Além disso, a colocação dos painéis em planos inclinados, como no monte de Santa Catarina, poderá levar à “erosão acelerada ou mesmo ao deslizamento de terras”.

Gil Pereira, membro da direção da associação Famalicão em Transição, recordou à reportagem do programa “Biosfera” que o terreno agora despido de vegetação “era uma referência para passeios na natureza”. Além disso, o monte de Santa Catarina “é um ponto importante do concelho de Famalicão em termos ambientais e ecológicos”, afirmou Gil Pereira, recomendando, por isso, a preservação daquele território.

“Foi efetuado um abate de centenas e centenas e centenas de árvores, incluindo uma mancha importante de sobreiros e carvalhos. É uma ferida aberta no monte de Santa Catarina”, lamentou Gil Pereira.

O abate das árvores vai permitir a instalação de um parque solar fotovoltaico com 80 hectares, “espaço equivalente ao do Parque das Cidade do Porto”, exemplificou a reportagem da RTP.

De acordo com o projeto, o parque solar terá 106.407 painéis e a estrutura tem uma longevidade previsível de 20 a 25 anos. A reportagem do programa “Biosfera”, porém, alerta para os perigos ambientais: “É importante ter em atenção a densidade. Muitos painéis juntos podem originar ilhas de calor dos painéis.” Além disso, a colocação dos painéis em planos inclinados, como no monte de Santa Catarina, poderá levar à “erosão acelerada ou mesmo ao deslizamento de terras”.

“O mal já está feito. As árvores já foram cortadas e foi perdida uma enorme riqueza ambaiental e ecológica. Mas é posssível regenerar o espaço”, afirma Gil Pereira, que ainda sonha em travar o projeto.

Consciente dessa dificuldade, em função da tramitação que o processo já percorreu, o dirigente da associação Famalicão em Transição, em declarações à RTP, defende que, “pelo menos, seja preservada a parte mais alta do terreno, que corresponde a 2,5% dos 80 hectares” definidos para a central fotovoltaica.

Veja o programa aqui (a partir do minuto 13): https://www.rtp.pt/play/p11190/e676320/biosfera

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Cerca de 900 mil euros para Antoninas 2024. Mário Passos duplica gastos com festas

Mário Passos gasta com as Antoninas mais do dobro que Paulo Cunha e Armindo Costa. São as Antoninas mais caras de sempre, mas o orçamento para as marchas não aumentou. Cada marcha vai receber 8500 euros.

Riopele recebe prémio na China pela aposta na sustentabilidade

Empresa famalicense distinguida numa das maiores feiras têxteis realizadas na China.

Fundação Cupertino de Miranda promove “noite dos livros censurados” a 24 de abril

A entrada é livre e sujeita à lotação do espaço. 

Lions Clube de Vila Nova de Famalicão celebra 47 anos

Jantar comemorativo foi realizado no sábado, 13 de abril.

Candidaturas abertas para o Prémio de História Alberto Sampaio

Inscrições até dia 31 de maio.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.