12.4 C
Vila Nova de Famalicão
Quinta-feira, 25 Abril 2024

Solenidades do Senhor dos Passos realizadas em Arnoso no fim de semana

Na ocasião foram entregues os diplomas aos novos Irmãos da Confraria do Senhor dos Passos.

1 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Feira apresenta aos alunos oferta formativa do ensino secundário

Evento destinado aos alunos do 9º ano foi realizado no CIIES, em Vale São Cosme.

Caminhos da Liberdade em Vila Nova de Famalicão

Locais onde se fez resistência à Ditadura Salazarista

A comunidade paroquial de Santa Maria de Arnoso, Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, viveu nos dias 4 e 5 de março as tradicionais Solenidades do Senhor dos Passos, celebrações características e próprias do tempo da Quaresma, que são já uma tradição nesta paróquia.

As celebrações iniciaram-se no sábado, dia 4, às 18h00, com a Eucaristia, seguiu-se o II Concerto Paixão do Senhor, às 21h00, com a participação do Grupo Vocal Ançãble, um momento espiritual de reflexão e conversão, na caminhada da Quaresma, que permitiu sentir aquilo que foi a caminhada de Jesus até ao Calvário.

Já no domingo pela manhã celebrou-se a Eucaristia dominical em honra do Senhor dos Passos, na igreja paroquial presidida pelo Reverendo Padre José Pedro, animada pelas vozes do grupo coral da paróquia Eucaristia Jovem, e com a colaboração da Confraria do Senhor dos Passos.

À tarde foi feita a receção à Banda Marcial de Arnoso e às autoridades religiosas e civis, seguindo-se depois, pelas ruas da freguesia a majestosa Procissão do Senhor dos Passos, presidida pelo Reverendo Cónego José Paulo Abreu, Vigário-geral, embelezada com vários figurados, simbolizando personagens e quadros Bíblicos da Paixão de Cristo e enriquecida com os Sermões do Pretório, do Encontro e do Calvário, proferidos pelo Reverendo Padre Manuel António Barbosa Moreira.

O ponto alto, mais emotivo e significativo, foi o encontro da imagem de Jesus, com a Sua Mãe, durante o Sermão do Encontro, que contemplou também o canto da Verónica.
De seguida, a procissão subiu até ao Alto do Calvário, acompanhada pela Banda Marcial de Arnoso, regressando depois à igreja paroquial para o encerramento com o Sermão do Calvário, e com o Quadro Bíblico da Morte do Senhor, acompanhado por Sua Mãe, a Senhora das Dores, Maria Madalena e João Evangelista.

Findas as cerimónias, foram entregues os diplomas aos novos Irmãos da Confraria do Senhor dos Passos.

De referir ainda, o grande número de fiéis que assistiram a estes momentos de oração, carregados de intenso simbolismo e constituindo claras manifestações da Fé.

Comentários