13.6 C
Vila Nova de Famalicão
Quinta-feira, 23 Março 2023

Solenidades do Senhor dos Passos realizadas em Arnoso no fim de semana

Na ocasião foram entregues os diplomas aos novos Irmãos da Confraria do Senhor dos Passos.

1 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Deputado do PSD Jorge Paulo Oliveira questiona ministro sobre a estrada Famalicão-Guimarães

O deputado destaca que trata-se de “uma via que carece de urgentes melhorias nas suas condições de circulação e de segurança”.

Orfeão Famalicense elegeu novos órgãos sociais

O Orfeão Famalicense elegeu no dia 13 de março os seus órgãos sociais para o triénio 2023/2025. Tratou-se da única lista apresentada a sufrágio,...

CDU apresenta Sara Silva como candidata à Junta de Freguesia de Ribeirão

Sara Silva apresenta-se com "disponibilidade e vontade para enfrentar e vencer o marasmo em que encontra a vila de Ribeirão".

Famalicão. PSD promove segunda edição das jornadas autárquicas

Evento será realizado no sábado à tarde, no Museu do Automóvel.

A comunidade paroquial de Santa Maria de Arnoso, Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, viveu nos dias 4 e 5 de março as tradicionais Solenidades do Senhor dos Passos, celebrações características e próprias do tempo da Quaresma, que são já uma tradição nesta paróquia.

As celebrações iniciaram-se no sábado, dia 4, às 18h00, com a Eucaristia, seguiu-se o II Concerto Paixão do Senhor, às 21h00, com a participação do Grupo Vocal Ançãble, um momento espiritual de reflexão e conversão, na caminhada da Quaresma, que permitiu sentir aquilo que foi a caminhada de Jesus até ao Calvário.

Já no domingo pela manhã celebrou-se a Eucaristia dominical em honra do Senhor dos Passos, na igreja paroquial presidida pelo Reverendo Padre José Pedro, animada pelas vozes do grupo coral da paróquia Eucaristia Jovem, e com a colaboração da Confraria do Senhor dos Passos.

À tarde foi feita a receção à Banda Marcial de Arnoso e às autoridades religiosas e civis, seguindo-se depois, pelas ruas da freguesia a majestosa Procissão do Senhor dos Passos, presidida pelo Reverendo Cónego José Paulo Abreu, Vigário-geral, embelezada com vários figurados, simbolizando personagens e quadros Bíblicos da Paixão de Cristo e enriquecida com os Sermões do Pretório, do Encontro e do Calvário, proferidos pelo Reverendo Padre Manuel António Barbosa Moreira.

O ponto alto, mais emotivo e significativo, foi o encontro da imagem de Jesus, com a Sua Mãe, durante o Sermão do Encontro, que contemplou também o canto da Verónica.
De seguida, a procissão subiu até ao Alto do Calvário, acompanhada pela Banda Marcial de Arnoso, regressando depois à igreja paroquial para o encerramento com o Sermão do Calvário, e com o Quadro Bíblico da Morte do Senhor, acompanhado por Sua Mãe, a Senhora das Dores, Maria Madalena e João Evangelista.

Findas as cerimónias, foram entregues os diplomas aos novos Irmãos da Confraria do Senhor dos Passos.

De referir ainda, o grande número de fiéis que assistiram a estes momentos de oração, carregados de intenso simbolismo e constituindo claras manifestações da Fé.

Comentários

- Publicidade -