10.7 C
Vila Nova de Famalicão
Quinta-feira, 28 Março 2024

Agostinho Fernandes quer Eduardo Oliveira a “virar a página de Famalicão”

“Servir as pessoas é a verdadeira essência da política. Estou aqui para servir os famalicenses”, enfatizou Eduardo Oliveira na apresentação do mandatário e de todos os candidatos a vereadores.

min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Governo volta a ter um ministro de Famalicão. Nuno Melo assume pasta da Defesa

Nuno Melo, que iniciou a sua carreira política no CDS de Famalicão na década de 1990, chega ao Governo de Portugal aos 58 anos.

Procissão do Senhor do “ECCE HOMO” cancelada

Recriação da Última Ceia transferida para o interior da Igreja Matriz Antiga.

50 anos da Universidade do Minho em exposição no Parque da Devesa

Exposição itinerante patente até 31 de março

Agostinho Fernandes, de 79 anos, que foi presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão entre 1983 e 2002, tendo cumprido cinco mandatos consecutivos sempre eleito pelo PS, é o mandatário da candidatura de Eduardo Oliveira à presidência do município.

O anúncio foi feito na noite deste domingo, em Avidos, na sessão de apresentação de todos os candidatos do PS a vereadores da Câmara Municipal, que foi transmitida em direto no Facebook.

A cerimónia contou com uma intérprete gestual, uma novidade a sublinhar o lema inclusivo da candidatura “Famalicão – Um concelho para todos”.

“É uma enorme honra para mim e para os socialistas famalicenses termos como mandatário da candidatura autárquica o eterno presidente Agostinho Fernandes”, afirmou Eduardo Oliveira.

Agostinho Fernandes, que tem um lugar na história local como o presidente do município que esteve mais tempo em funções, revelou que aceitou o convite com entusiasmo e manifestou confiança no resultado eleitoral.

Eduardo Oliveira é o primeiro candidato à presidência da Câmara a apresentar os candidatos a vereadores. Fotografia DR/PSVNF

“Eduardo Oliveira uniu o Partido Socialista em Famalicão. É uma satisfação ver tantas pessoas aqui reunidas em torno da candidatura e espero que sejam cada vez mais para, todos juntos, com Eduardo Oliveira, virar a página de Famalicão”, declarou o mandatário da candidatura.

Eduardo Oliveira, por seu turno, evidencidou o humanismo de Agostinho Fernandes, que levou a UNICEF a tê-lo considerado “autarca amigo das crianças”, no início da década de 1990. Foi essa faceta humanista que determinou a sua escolha para mandatário.

“Servir as pessoas é a verdadeira essência da política. Estou aqui para servir os famalicenses”, enfatizou Eduardo Oliveira.

PAULO FOLHADELA AO ATAQUE

A cerimónia, que contou com a presença do líder da Federação de Braga do PS, Joaquim Barreto, ficou marcada pela intervenção de Paulo Folhadela, a quem coube fazer o ataque político à coligação PSD-CDS em matérias de gestão municipal até agora pouco abordadas pelo partido.

Foi o caso do processo de retirada das hortas do parque da cidade, o caso das Pateiras do Ave, em Fradelos, ou o caso da antena de uma operadora de telemóveis que esteve para ser instalada entre uma escola e um lar de idosos em Gavião, o que só não aconteceu por oposição da população, enquanto o presidente da Câmara, Paulo Cunha, declarara publicamente ter sido “obrigado” a autorizá-la.

Exemplos escolhidos por Paulo Folhadela para ilustrar que a atual maioria municipal não defende os famalicenses.

Folhadela fez também uma censura velada ao presidente Paulo Cunha, afiançando que os candidatos do PS não foram impostos por alguém “que desistiu de Famalicão”.

Paulo Folhadela, que deverá ser vice-presidente da autarquia famalicense em caso de vitória do PS nas eleições, garantiu que a equipa socialista fará um “trabalho sério, dedicado e permanente”.

Com experiência autárquica na Assembleia Municipal de Famalicão, Paulo Folhadela destacou ainda que serão lançadas “novas” políticas para a saúde, para os jovens, com “prioridade” à residência para estudantes, assim como “novas” políticas económicas e de empreendedorismo, tornando Famalicão num concelho “pioneiro na economia verde e na indústria verde”.

TRÊS GERAÇÕES DE CANDIDATOS

A equipa de candidatos do PS a vereadores, é marcada por uma forte abertura à participação de cidadãos independentes, conforme o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO já informou, mesclada com a presença de nomes com experiência política, como Paulo Folhadela, que na equipa de Eduardo Oliveira deverá assumir as funções de vice-presidente, Maria Augusta Santos, ex-autarca de Lousado e da Câmara Municipal e ex-deputada à Assembleia da República, e Juliana Santos, presidente da Assembleia Geral da Juventude Socialista.

“É uma equipa que trabalhará em conjunto todos os dias, politicamente apetrechada para os desafios dos próximos quatro anos. Uma equipa com energia, focada e capaz de transformar Famalicão num concelho para todos”, afirmou Eduardo Oliveira, salientando que o grupo de candidatos à vereação pertence a “três gerações”, dado que compreende pessoas com idades entre 23 e os 70 anos.

Eduardo Oliveira é o primeiro candidato à presidência da Câmara a apresentar a sua equipa de candidatos a vereadores.

LISTA COMPLETA DE CANDIDATOS À CÂMARA MUNICIPAL 

EFETIVOS

Eduardo Oliveira
• 37 anos, enfermeiro obstetra, Antas
Paulo Folhadela
• 45 anos, advogado, Vila Nova de Famalicão
Maria Augusta Santos
• 65 anos, professora do ensino secundário, Lousado
Juliana Santos
• 27 anos, gestora de logística, Bairro
Sérgio Cortinhas
• 52 anos, professor do ensino secundário, Joane
Clara Vieira (independente)
• 45 anos, médica pediatra, Antas
Tiago Machado (independente)
• 35 anos, ciclista profissional, Abada de Vermoim
Jorge Gomes
• 59 anos, chefe de finanças, Ribeirão
Cátia Rodrigues
• 36 anos, professora, Antas
João Freitas
• 30 anos, engenheiro eletrotécnico, Pousada de Saramagos
Sérgio Sampaio
• 44 anos, administrativo financeiro, Avidos

SUPLENTES

Inês Lima (independente)
• 38 anos, optometrista, Vila Nova de Famalicão
José Miguel de Oliveira (independente)
• 48 anos, professor do ensino secundário, Delães
Ana Monteiro
• 30 anos, assistente social, Vila Nova de Famalicão
Amaro Araújo
• 70 anos, taxista, Riba de Ave
Amândio Silva (independente)
• 42 anos, engenheiro informático, Cavalões
Marta Guimarães
• 23 anos, jurista, Joane

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Governo volta a ter um ministro de Famalicão. Nuno Melo assume pasta da Defesa

Nuno Melo, que iniciou a sua carreira política no CDS de Famalicão na década de 1990, chega ao Governo de Portugal aos 58 anos.

Procissão do Senhor do “ECCE HOMO” cancelada

Recriação da Última Ceia transferida para o interior da Igreja Matriz Antiga.

50 anos da Universidade do Minho em exposição no Parque da Devesa

Exposição itinerante patente até 31 de março

Concerto coral sinfónico de Páscoa esta quarta-feira

Na igreja matriz velha pelas 21h30

Famalicense Amadeu Dinis é o novo líder das escolas profissionais portuguesas

Eleito presidente da ANESPO - Associação Nacional de Escolas Profissionais

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.