19.2 C
Vila Nova de Famalicão
Segunda-feira, 7 Outubro 2024

Antigo campeão e “capitão” do FC Famalicão morre aos 67 anos

Com a camisola do FC Famalicão, Vítor Oliveira foi campeão da II Divisão, jogou na I Divisão e foi capitão. E foi treinador-jogador em dois jogos. Morreu de ataque cardíaco, aos 67 anos.

4 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

O treinador de futebol Vítor Oliveira morreu este sábado, aos 67 anos de idade, vítima de ataque cardíaco. Vítor Oliveira foi jogador do FC Famalicão, tendo sido um dos campeões nacionais da II Divisão que guindaram o clube ao escalão máximo do futebol português na década de 1970.

Imagem de Vítor Oliveira com o emblema do Gil Vicente, último clube de que foi treinador, em 2019-2020. Fotografia DR

Vítor Oliveira representou o FC Famalicão apenas como jogador, entre 1976 e 1979, tendo representado a camisola azul e branca dos famalicenses na II e na I Divisão, que foi a sua última temporada no clube.

No site oficial, a sociedade anónima desportiva (SAD) do FC Famalicão manifesta “profundo pesar pela morte de Vítor Oliveira, figura mítica do futebol português e que deixou a sua marca” no clube famalicense, “tendo ajudado o clube a subir à I Divisão, em 1977-1978, e sido o capitão de equipa na temporada seguinte, na qual o Futebol Clube de Famalicão disputou a I Divisão”, destaca a SAD liderada por Miguel Ribeiro, numa nota de pesar.

“Mais um dos campeões de 1977-78 que ficará eternamente na nossa história”, comentou o Futebol Clube de Famalicão nas redes sociais.

Jogava no meio-campo. Na terceira época em Famalicão, então no escalão maior do futebol português, Oliveira assumiu a função de “capitão” da equipa.

No ano seguinte, prosseguiu a sua carreira de jogador no Sporting de Espinho. E até meados da década de 1980, jogou ainda no Sporting de Braga, terminando a carreira de jogador no Portimonense.

No clube algarvio iniciou uma excelente carreira de treinador em 1985-1986, na qual só lhe falou ser treinador de um clube grande. E, diga-se, qualidade para isso não lhe faltava.

TREINADOR DO FC FAMALICÃO EM DOIS JOGOS

Como treinador, Vítor Oliveira teve a sua estreia de forma interina, acumulando com as funções de jogador, mas só em dois jogos, durante a temporada 1978/1979. Mas treinador a tempo inteiro nunca foi. Curiosamente, foi treinador de praticamente todos os clubes à volta de Vila Nova de Famalicão, designadamente Vitória de Guimarães, Sporting de Braga, Gil Vicente, Rio Ave, Desportivo das Aves, Moreirense, Trofense e Maia.

Em 35 anos como treinador, Vítor Oliveira também trabalhou em clubes como Académica, União de Leiria, Belenenses, Leixões, Arouca, União da Madeira e Desportivo de Chaves.

Vítor Oliveira, que se encontrava numa espécie de ano sabático, depois de ter tomado a iniciativa de se demitir do Gil Vicente, faleceu depois de se sentir indisposto enquanto caminhava na zona de Matosinhos, a sua terra, onde nasceu em 17 de novembro de 1953.

Vítor Oliveira foi capitão da equipa do FC Famalicão na I Divisão Nacional, em 1978-1979. Fotografia DR

Como treinador de futebol, Vítor Oliveira ficou conhecido como o rei das subidas de divisão. Ao todo, o treinador registou 11 subidas de divisão, seis delas consecutivas.

O último clube que Vítor Oliveira levou à I Liga Portuguesa foi o Paços de Ferreira, em 2019, repetindo, aliás, um feito que já tinha celebrado no início da década de 1990.

Atualmente, Vítor Oliveira encontrava-se desempregado, tendo o Gil Vicente sido o seu último clube, em 2019-2020. A sua saída de Barcelos teve alguma polémica à mistura, pois foi o próprio técnico a anunciar que iria deixar o emblema gilista, sugerindo que os dirigentes já tinham um contrato apalavrado com um sucessor, no caso Rui Almeida, o que se confirmaria. Almeida, entretanto, foi despedido.

Depois de Jacques Pereira, falecido no dia 2 de novembro, Vítor Oliveira é mais um campeão do FC Famalicão 1977-1978 a falecer este mês e, curiosamente, também de ataque cardíaco.

Comentários