A Associação Famalicão em Transição solicitou esclarecimentos ao Município de Famalicão perante a operação de desmatamento, em corte raso, acontecido durante o mês de novembro de 2025 em grande parte da área correspondente à Mata da Boa Reguladora.
“É com uma profunda preocupação que vemos a destruição de grande parte da Mata da Boa Reguladora sem o procedimento da revisão concluído” refere Gil Pereira, Presidente da Associação.
A Associação recorda que em sede da segunda revisão do Plano Director Municipal (PDM) de Vila Nova de Famalicão a área tem uma proposta de alteração do uso do solo, para urbanizável. Contudo, foi submetida uma proposta, que inclui a preservação daquele espaço como área verde florestal e agrícola na esfera da Estrutura Ecológica Municipal (EEM) – evitando a sua urbanização e degradação ambiental e ecológica.
A Associação lamenta, ainda, que “esta proposta, bem como as restantes ainda não tenham merecido uma resposta por parte do município”.
Gil Pereira acrescenta: “Não podemos deixar de referir que este processo vem em contramão de todas a orientações, e boas práticas, para o combate às alterações climáticas e mitigação dos efeitos de eventos climatéricos extremos, fazendo saber a importância das zonas arborizadas como efeito de ilhas de frescura, e prevenindo ondas de calor. Assim como o facto das zonas arborizadas regularem o ciclo da água, retendo (efeito esponja) ou travando a escorrência das águas para as zonas de cheia”.
“PULMÃO VERDE” NAS IMEDIAÇÕES DA CIDADE
Na atual proposta da segunda revisão do PDM a área da Mata da Boa Reguladora aparece reclassificada como solo urbano e a Famalicão em Transição apresentou uma proposta na qual defendeu a “manutenção como área verde florestal e agrícola (enquadrando-a na categoria de EEM de nível complementar), evitando a sua urbanização e degradação ambiental e ecológica”.

A Associação destaca que “tendo em conta que esta área se constitui como um importante ‘pulmão verde’ que ainda existe e resiste nas imediações da cidade de Famalicão, torna-se imperativa a sua preservação e a promoção de uma regeneração natural, podendo também funcionar como área verde de usufruto da população para fins lúdicos e educativos, como um bom complemento aos parques e jardins já existentes no centro urbano”.
“A mata da Boa Reguladora faz parte da paisagem da cidade de Famalicão e é um local de memórias para muitos famalicenses”, afirma a Associação Famalicão em Transição.


Comentários