23.5 C
Vila Nova de Famalicão
Quarta-feira, 5 Outubro 2022

Melão casca de carvalho e vinho verde em destaque no Mercado Municipal

Iniciativa decorre de 19 a 21 de agosto.

1 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Feira Grande de S. Miguel animou o centro da cidade

Certame dedicado às tradições famalicenses aconteceu no último fim de semana.

PAN preocupado com a qualidade das refeições escolares em Famalicão

Alergénios na sopa e a presença de dióxido de enxofre e sulfitos em algumas refeições são algumas das preocupações do PAN com as refeições nas escolas famalicenses.

GRACAFE promove 6ª Corrida Pedome / Oliveira Santa Maria

Evento terá lugar dia 22 de outubro. Além das corridas, será realizada uma caminhada solidária.

CIOR inicia ano letivo com várias dinâmicas no âmbito do programa europeu Erasmus+

Os estágios serão realizados em empresas e instituições parceiras da escola.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão levou à letra o ditado popular “com melão vinho bom” e no fim-de-semana de 19 a 21 de agosto vai conjugar o sabor único e apimentado do melão casca de carvalho com o refrescante vinho verde da região.

“Verde Melão” assim se chama a iniciativa promovida pela autarquia que decorrerá na Praça-Mercado Municipal com a participação de três produtores do concelho de melão casca de carvalho – Aires Mesquita, Augusto Martins e Joaquim Gonçalves.

Também conhecido por melão-champanhe pela sua efervescência e libertação de gás, o melão casca de carvalho é um produto de características únicas muito dependente das condições climatéricas e da existência de um microclima favorável que só existe entre o Minho e Douro Litoral.

O certame contará ainda com três produtores de vinho (Casa Agrícola de Compostela, Vinhos Castro e Frutivinhos) e produtores de fumeiro (Fumeiro do Fernando, Fumeiro Rosa Mendes e Talho Divino Salvador) do concelho.

Para além da venda e degustação dos produtos típicos da região, a iniciativa prevê ainda a realização de um Showcooking a cargo do Chef famalicense Álvaro Costa, no dia 20, com sugestões de utilização do melão casca de carvalho e harmonizações.

Animação é coisa que também não vai faltar com concertos – Maria do Sameiro, dia 19, e Costinha, no dia 21 – e DJ Sets. Refira-se ainda que o segundo dia do certame é dedicado à comunidade emigrante que por esta altura do ano está de regresso às origens e com muita vontade de voltar a saborear os produtos da terra através de uma Mostra de Produtos Locais.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -