9 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 4 Fevereiro 2023

Melão casca de carvalho e vinho verde em destaque no Mercado Municipal

Iniciativa decorre de 19 a 21 de agosto.

1 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Mário Passos e Eduardo Oliveira têm uma história da vida pessoal em comum

Saiba o que liga os dois políticos famalicenses.

Trabalhadores da Transdev em greve na segunda-feira

Usa transporte público rodoviário em Famalicão? Há greve marcada na Transdev

Moradores de Gondifelos protestam e lagoa de “lixo” é chumbada

Moradores entregaram à Câmara Municipal um abaixo-assinado contra a construção de uma lagoa chorume, líquido que resulta da decomposição do lixo.

Noite de Carnaval terá 12 linhas de autocarros gratuitos para o centro de Famalicão

Três horários disponíveis para ir e regressar.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão levou à letra o ditado popular “com melão vinho bom” e no fim-de-semana de 19 a 21 de agosto vai conjugar o sabor único e apimentado do melão casca de carvalho com o refrescante vinho verde da região.

“Verde Melão” assim se chama a iniciativa promovida pela autarquia que decorrerá na Praça-Mercado Municipal com a participação de três produtores do concelho de melão casca de carvalho – Aires Mesquita, Augusto Martins e Joaquim Gonçalves.

Também conhecido por melão-champanhe pela sua efervescência e libertação de gás, o melão casca de carvalho é um produto de características únicas muito dependente das condições climatéricas e da existência de um microclima favorável que só existe entre o Minho e Douro Litoral.

O certame contará ainda com três produtores de vinho (Casa Agrícola de Compostela, Vinhos Castro e Frutivinhos) e produtores de fumeiro (Fumeiro do Fernando, Fumeiro Rosa Mendes e Talho Divino Salvador) do concelho.

Para além da venda e degustação dos produtos típicos da região, a iniciativa prevê ainda a realização de um Showcooking a cargo do Chef famalicense Álvaro Costa, no dia 20, com sugestões de utilização do melão casca de carvalho e harmonizações.

Animação é coisa que também não vai faltar com concertos – Maria do Sameiro, dia 19, e Costinha, no dia 21 – e DJ Sets. Refira-se ainda que o segundo dia do certame é dedicado à comunidade emigrante que por esta altura do ano está de regresso às origens e com muita vontade de voltar a saborear os produtos da terra através de uma Mostra de Produtos Locais.

Comentários

- Publicidade -