Famalicense Diogo Freitas dirige primeiro festival de artes performativas de rua em Vila Verde

A programação inclui quatro espetáculos de diferentes companhias, dois deles em estreia absoluta, entre o teatro e o circo contemporâneo.

Comentários

3 min de leitura

De 7 a 10 de agosto, Vila Verde inaugura o primeiro festival de artes performativas de rua do município. Com direção artística de Diogo Freitas, da companhia famalicense Momento – Artistas Independentes, Cartografias foca-se nas práticas artísticas comunitárias, nomeadamente através da cocriação de espetáculos com a comunidade local.

Criado com o apoio em parceria Arte e Coesão Territorial da Direção Geral das Artes, que permite ajudar a resolver assimetrias na produção cultural no país, e com o apoio do Centro Comunitário de Prado na identificação dos participantes não profissionais, Cartografias pretende ajudar a trabalhar a formação de novos públicos e a democratização no acesso à cultura e ao património local.

O facto de se tratar de um festival de rua e de acesso livre parte da necessidade de estar junto das pessoas. Por esse motivo, os palcos estarão montados nas principais praças do município. O festival tem também preocupações ecológicas e ambientais, procurando levar ao território espetáculos portáteis, sem grandes consumíveis para a sua realização, pensando na forma como se trabalha e se deixa o espaço público.

- Publicidade -

A programação inclui quatro espetáculos de diferentes companhias, dois deles em estreia absoluta, entre o teatro e o circo contemporâneo. Para além dos espetáculos, haverá formações e workshops multidisciplinares, sempre numa lógica de alargar a rede de mediação de públicos, com contatos diretos com escolas e associações locais profissionais e não profissionais.

O espetáculo de abertura, COMUM, que terá lugar no dia 7 de agosto na Praia do Faial, na Vila de Prado, é uma estreia absoluta, uma criação comunitária em parceria com o Centro Comunitário de Prado, que conta com uma atriz profissional e um elenco de pessoas da região. A 8 de agosto, nova estreia: ENREDO, uma instalação aérea da autoria do acrobata David David, que explora estados de restrição física numa busca quase paradoxal da calma através do caos e da desordem, apresenta-se na Praça de Lomar, em Vila Verde.

PROVÍNCIA. Fotografia JOSÉ CALDEIRA/DR

O circo contemporâneo continua no dia seguinte, 9 de agosto, com E-NXADA, da companhia Erva Daninha, na Praça de Santo António, em Vila Verde. Trata-se de um espetáculo que remete para a ruralidade e a sua desconstrução, numa alusão poética ao trabalho da terra através de um objeto/alfaia agrícola. No dia 10 de agosto, PROVÍNCIA, da companhia Momento – Artistas Independentes, encerra o festival na Vila do Pico de Regalados. Esta é uma homenagem ao Minho e às suas mulheres, numa releitura das histórias de figuras femininas como Maria da Fonte, Deu-La-Deu ou Antígona, que levanta questões sobre identidade, legado e tradição.

Cartografias é uma parceria entre a companhia Momento – Artistas Independentes, o Município de Vila Verde, a Cruz Vermelha Portuguesa e o Centro Comunitário de Prado, com o apoio da República Portuguesa / DGARTES e com o parceiro media Antena 2.

Comentários

Notícia anterior

Santa Casa da Misericórdia de Famalicão celebra 150 anos de olhos postos no futuro

Notícia seguinte

Casa de Camilo dinamiza formação sobre “A genealogia em Camilo”

- Publicidade -
O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.