12.4 C
Vila Nova de Famalicão
Quinta-feira, 5 Dezembro 2024

Santa Casa da Misericórdia de Famalicão celebra 150 anos de olhos postos no futuro

Entre as valências da infância e da terceira idade a SCM apoia atualmente 478 utentes e tem um total de 178 funcionários.

4 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

A Santa Casa da Misericórdia (SCM) de Vila Nova de Famalicão escolheu este mês de julho para celebrar os seus 150 anos de existência ao serviço da comunidade famalicense.

A comemoração foi simples, mas com iniciativas plenas de significado. Foram efetuados brindes com os funcionários das valências e houve intercâmbio entre os utentes das diferentes valências e passeios exteriores.

O encerramento das comemorações culminou com a entrega de emblemas aos irmãos que fazem parte da história desta instituição há 25 e 50 anos. É um gesto que simboliza e testemunha o apreço e o reconhecimento da SCM.

BREVE RESENHA HISTÓRICA

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Famalicão foi fundada em 2 de março de 1874. Iniciou a sua ação social pela Casa da Caridade, na Rua Direita, em Vila Nova de Famalicão. Seguiu-se o hospital de São João de Deus inaugurado em 27 de outubro de 1878. Foi criado num setor do hospital, o Asilo Domingos Monteiro, para acolhimento de idosos.

O hospital revelou-se insuficiente para as necessidades e foi construído um novo hospital inaugurado em 16 de maio de 1964, que hoje integra o Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA), administrado pelo Ministério da Saúde. A atividade da SCM era essencialmente hospitalar. A atenção voltou-se para as necessidades da terceira idade. A 10 de maio de 1980 entra em funcionamento o Lar São João de Deus (LSJD). Os primeiros utentes foram os idosos do asilo que, entretanto, fechou. O edifício do asilo foi entregue ao hospital.

A Residencial Rainha Dona Leonor foi inaugurada em 1 de julho de 1985 para as religiosas que coordenavam os serviços do LSJD. Com a saída das religiosas foi adaptada a residencial para lar privado.

O Lar Jorge Reis, em Outiz, foi inaugurado em 8 de junho de 1991. A inauguração da sede e serviços administrativos aconteceu em 29 de outubro de 1994. A Creche Nossa Senhora da Lapa foi inaugurada em 10 de julho de 1983. O ATL inaugurado em 30 de junho de 1996. A Creche Nossa Senhora da Guia foi inaugurada em 8 de julho de 2006 e o jardim em 1 de setembro de 2010. Esta é a história temporal da inauguração das várias valências.

478 UTENTES E 178 FUNCIONÁRIOS

Entre as valências da infância e da terceira idade a SCM apoia atualmente 478 utentes e tem um total de 178 funcionários.

Utentes, famílias, funcionários, órgãos sociais, irmãos, entidades de apoio todos fazem parte da história da instituição. Do passado e do presente.

A SCM agradece a todas as entidades que estiveram presentes na sessão de encerramento: Mário Passos, presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, João Ferreira, diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Braga, Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas, cónego Mário Martins, em representação do arcebispo primaz de Braga, D. José Cordeiro.

RUI MAIA: “ESTAMOS A SEGUIR UM BOM CAMINHO”

Mensagem do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Famalicão:

“Deixo uma mensagem de parabéns por estes 150 anos à SCM de Vila Nova de Famalicão. A todos sem exceção que contribuíram e contribuem para o bem-estar geral institucional e para que esta instituição progrida ao longo dos tempos.

Um agradecimento aos beneméritos da SCM que ao longo da vida da instituição contribuíram com a sua generosidade para o engrandecimento e sustentabilidade da SCM.

Aos nossos utentes e às suas famílias uma palavra de estima e de amizade. É para vocês que a equipa de trabalho se dedica diariamente e se esforça para aperfeiçoar todos os serviços gerais. O progresso, o aprimoramento são a chave do sucesso.

Uma palavra de consideração para toda a equipa de trabalho da SCM sem eles não seria possível a instituição fazer um caminho feito de solidariedade e amor ao próximo contribuindo para uma sociedade melhor.

A equipa só funciona se cada um individualmente for competente, profissional e respeitador para com os utentes, colegas de trabalho e instituição. Há sempre arestas a limar, temos sempre de evoluir e aperfeiçoar, mas juntos estamos a seguir um bom caminho.

Parabéns à Santa Casa. Que esta festividade nos dê motivação e entusiasmo para continuarmos com competência, profissionalismo, amizade e amor o trabalho de qualidade que tem vindo a ser desenvolvido.

O passado da nossa Santa Casa, a sua história, o seu trabalho e os desafios quotidianos fazem com que nós, enquanto Famalicenses, sintamos orgulho, satisfação e confiança na Instituição e no serviço que esta certamente desenvolverá no futuro.

Parabéns à Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Famalicão!”

[Este conteúdo tem o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Famalicão] 

Comentários