15.7 C
Vila Nova de Famalicão
Segunda-feira, 29 Maio 2023

Jorge Paulo Oliveira questiona Governo sobre a construção de um novo nó na A7

Deputado quer resposta sobre nó na zona de Fradelos e Balazar.

min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Brasil inspira Cimenteira do Louro na criação do Cobogó Urban para construções mais sustentáveis

A função principal do novo produto em betão "made in Famalicão" é dividir ambientes e permitir a entrada da luz natural e ventilação.

Engenho celebra 29 anos de serviço social no vale do Este

Os colaboradores com mais de 25 anos a serviço da instituição foram homenageados.

PAN lamenta postura de Mário Passos na Assembleia Municipal de Famalicão

Partido solicitou esclarecimentos sobre derrapagem orçamental nas obras da central rodoviária, abate de sobreiros em Outiz e assunto de saúde pública e ambiental em Fradelos, mas não obteve respostas do presidente da Câmara.

FC Famalicão faz história: juniores masculinos são campeões e equipa feminina conquista a Taça de Portugal

O dia 27 de maio de 2023 fica gravado a letras de ouro na história quase centenária do FC Famalicão. Duas conquistas nacionais são inéditas.

O deputado lembrou esta segunda-feira, 9 de maio, ao ministro das Infraestruturas que os “autarcas, as empresas, a Igreja e as populações estão de acordo quanto à localização deste novo nó”, que o estudo preliminar de viabilidade, “incluindo a instalação de uma praça de portagem, no limite dos concelhos de Vila Nova de Famalicão e Póvoa de Varzim”, estava elaborado, que a concessionária da via, a ASCENDI, assumiu o custo das obras e que as Câmaras Municipais de Vila Nova de Famalicão e da Póvoa de Varzim, comprometeram-se a ”suportar o arranjo das vias de acesso, pelo que não haverá custos acrescidos para os utilizadores”.

O que falta? Questionou o deputado social-democrata. Apenas “uma decisão do Governo quanto ao pedido de prolongamento da concessão, para que as obras possam avançar”.

Jorge Paulo Oliveira, recordou ao ministro Pedro Nuno Santos, que este “sensivelmente há um ano, informou que o Instituto da Mobilidade e dos Transportes estava a realizar uma análise preliminar de viabilidade técnica, bem como uma análise económico-financeira, dos custos de construção, operação e manutenção versus receitas de portagem – da criação do novo nó” para logo o questionar se a análise do IMT estava concluída e, caso contrário, “quando podemos contar com a mesma e consequente dispormos de uma decisão definitiva por parte do Governo?

A construção de um novo nó na zona das freguesias de Fradelos e Balasar, é uma velha aspiração da Igreja, por força do culto religioso de dimensões importantes – como é o da Beata Alexandrina – mas igualmente das populações, das empresas e dos autarcas daqueles dois municípios, pois a sua construção permitiria indiscutivelmente melhorar significativamente a mobilidade naqueles territórios.

Jorge Paulo Oliveira tem recorrentemente defendido esta obra e dedicou-lhe, inclusivamente, uma iniciativa especifica na última campanha eleitoral com o também Deputado do PSD, Carlos Eduardo Reis, que juntou Mário Passos, Aires Pereira e Mário Constantino, respetivamente Presidentes das Câmaras Municipais de Vila Nova de Famalicão, Póvoa de Varzim e Barcelos.

Em comunicado, o deputado social-democrata informa que o responsável governativo não respondeu às suas perguntas.

Comentários