29.6 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 27 Maio 2022

Eduardo Oliveira questiona e ministro responde. Nova ponte sobre o Ave pronta em 2025

Última fase da variante à Nacional 14 une os concelhos da Maia, Trofa e Famalicão.

1,5 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Famalicense António Cândido de Oliveira recebe Insígnia de Ouro na Galiza

A distinção da universidade galega reconhece o professor pelo seu trabalho no avanço do Direito Público e Administrativo.

Negócio polémico em Mouquim. Câmara paga 240 mil euros por terreno avaliado em 145 mil

Maioria PSD-CDS na Câmara de Famalicão aprovou pagar 240 mil euros por um terreno avaliado duas vezes e que técnicos municipais tinham avaliado por 145 mil. "Uma história mal contada", acusa o PS.

PSD-Famalicão. Sofia Fernandes lidera candidatos a delegados de Montenegro ao congresso nacional

Sofia Fernandes vai disputar os delegados do PSD famalicense com Jorge Moreira da Silva, que é candidato à liderança nacional do partido.

Engenho celebra 28º aniversário

Instituição está a desenvolver o projeto "Laços com Engenho/Compromisso com a Comunidade".

A nova ponte sobre o rio Ave será realidade em 2025, no âmbito das obras da variante poente à Estrada Nacional 14, entre a zona norte da Maia e Vila Nova de Famalicão, na rotunda do Lago Discount, na freguesia de Ribeirão.

A informação foi avançada pelo ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, após ter sido questionado no Parlamento pelo deputado famalicense Eduardo Oliveira, da bancada do PS.

“A nova ponte será construída no âmbito da interface rodoferroviário da Trofa, cujo concurso será lançado este ano e com conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2025″, referiu o ministro. Trata-se de um investimento de 50 milhões de euros, “muito importante para uma zona de grande atividade industrial e que precisava ter aquele bloqueio resolvido”, salientou.

“ATIVIDADE INDUSTRIAL TREMENDA”

Destacando a “atividade industrial tremenda” que existe entre o Porto e Braga, o ministro destacou que a última fase da construção da variante poente à Estrada Nacional 14, numa extensão de 3,5 quilómetros, contempla a construção de uma nova ponte sobre o rio Ave e outras acessibilidades.

O Ministro das Infraestruturas fez referências à obra no troço Maia-Trofa, consignada no dia 31 de março de 2022, com conclusão prevista para janeiro de 2024, referindo ainda outros dois troços que já estão em serviço.

As informações avançadas pelo ministro das Infraestruturas responderam à interpelação feita, momentos antes, pelo deputado Eduardo Oliveira, que referiu a importância de uma variante poente à Estrada Nacional 14, entre a Maia, Trofa e Famalicão.

Eduardo Oliveira salientou a consignação da empreitada, em março passado, para a construção da variante entre a Maia e a Trofa, num investimento de cerca de 32 milhões de euros, como “uma obra fundamental para o tecido económico da região” questionando o ministro sobre quando seria lançada no terreno a última fase da variante à Nacional 14 para unir os concelhos da Maia, Trofa e Famalicão.

Comentários