Município de Braga promove Parlamento dos Jovens para alunos do distrito

Estudantes discutiram sobre o tema “fake news”, abordando estratégias para combater a desinformação.

Comentários

1,5 min de leitura
Projecto decorreu nos dias 4 e 5 de abril, no Espaço Vita. Fotografia CMB/DR

O Município de Braga, em parceria com a Assembleia da República e a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), recebeu no Auditório do Espaço Vita, nos dias 4 e 5 de Abril, o projeto ‘Parlamento dos Jovens’. Esta iniciativa foi dirigida a alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário público e privado.

O programa teve como principais objetivos promover a educação para a cidadania, despertar o interesse dos jovens para a participação cívica e política, desencadear capacidade de argumentação na defesa de ideias com respeito pelos valores da tolerância e potenciar o pensamento crítico.

A atividade contou com a participação de 50 escolas, 156 alunos e 50 professores de estabelecimentos de ensino do distrito de Braga. Este parlamento discutiu o tema “Fake News – Que Estratégias para Combater a Desinformação”.

- Publicidade -

Através desta metodologia deu-se a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão da Assembleia da República – enquanto órgão representativo de todos os cidadãos – salientando a importância da sua contribuição para a resolução de questões que exercem influência no presente e futuro individual e coletivo.

Para a Vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, que esteve presente na sessão de encerramento, este é um momento de cidadania, mas também de exercício sociológico. “O debate de pensamento estruturado e fundamentado foi o mote para dois dias onde a procura de soluções para a problemática em debate vigorou e destacou-se pela motivação intelectual de todos os participantes. O assunto em debate não podia ser mais adequado, principalmente nos dias que correm. Aprender a filtrar, a analisar, a fundamentar e argumentar é fundamental para que possamos ter sociedades mais bem informadas e capacitadas para pensar criticamente as várias problemáticas”, referiu a vereadora.

Na sessão de abertura estiveram presentes o Delegado Regional da DGEstE, Sérgio Afonso; o Deputado da Assembleia da República Firmino Marques e o Diretor do IPDJ Norte, Vítor Dias.

Comentários

Notícia anterior

Confraria do Senhor dos Passos promove celebrações da Semana Santa em Arnoso

Notícia seguinte

Foi demolida estrutura construída na Praça D. Maria II em Famalicão

- Publicidade -
O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.