23.6 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 19 Abril 2024

Paróquia de Famalicão lança voucher solidário para recolher fundos e ajudar restaurantes

Cada "Voucher + Solidário" tem um custo de 10 euros e vale 5 euros numa refeição, num dos 21 restaurantes que já aderiram à campanha, em vigor até dia 31 de dezembro.

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Cerca de 900 mil euros para Antoninas 2024. Mário Passos duplica gastos com festas

Mário Passos gasta com as Antoninas mais do dobro que Paulo Cunha e Armindo Costa. São as Antoninas mais caras de sempre, mas o orçamento para as marchas não aumentou. Cada marcha vai receber 8500 euros.

Candidaturas à Jovem Orquestra de Famalicão disponíveis até 12 de maio

A 6.ª edição da iniciativa acontece de 9 a 14 de setembro

A estcupidez

O polo desportivo definhou até ser tão insuficiente que os próprios clubes da cidade deixaram de nela ter lugar. Andamos tantos anos para ficarmos pior do que estávamos.

Riopele recebe prémio na China pela aposta na sustentabilidade

Empresa famalicense distinguida numa das maiores feiras têxteis realizadas na China.

A Paróquia de Santo Adrião de Vila Nova de Famalicão está a dinamizar a campanha ‘Voucher + Solidário’ com o objetivo de angariar fundos para a Matriz Antiga e ajudar os restaurantes, afetados pela pandemia.

“Pensamos a iniciativa como podemos ajudar-nos, ajudando os outros, para não pensarmos só em nós”, disse hoje o padre Francisco Carreira à Agência Ecclesia.

“Não somos só nós que estamos com dificuldade na sustentabilidade. Porque não fazer algo que pudesse ser mais interessante, envolver outros, e criar esta lógica da fraternidade entre todos e da solidariedade e da entreajuda”, acrescentou o pároco de Vila Nova de Famalicão e de Brufe.

Cada “Voucher + Solidário” tem um custo de 10 euros e vale 5 euros numa refeição, num dos 21 restaurantes que já aderiram à campanha, em vigor até dia 31 de dezembro.

A Paróquia de Santo Adrião divide o valor do voucher com o restaurante onde for usado.

O padre Francisco Carreira realça que a iniciativa é vista como uma mais-valia e uma forma de “motivar as pessoas a irem ao restaurante”.

“A ideia surgiu entre outras que fomos alinhando e percebendo a dificuldade da restauração. Pensamos que podíamos criar uma iniciativa conjunta e ajudar mutuamente”, aponta.

O pároco de Vila Nova de Famalicão e de Brufe lembra que, no último ano, por causa da pandemia Covid-19, “várias iniciativas de angariação de fundos não puderam ser realizadas” e esta campanha foi trabalhada pelo Conselho Económico paroquial.

“A nossa paróquia não é diferente das outras, as nossas receitas reduziram-se em 50%, temos essa dificuldade que se vai manter por mais algum tempo, enquanto as pessoas não puderem vir de forma normal à Eucaristia. A redução de rendimentos passa também pela redução do número de pessoas na igreja”, desenvolveu.

O padre Francisco Carreira explica que as dificuldades são sobretudo com os “encargos bancários” relacionados com as obras da Matriz antiga.

“Naturalmente, sentimos mais aflitos, estamos apreensivos sobre o futuro mas sinto a generosidade das pessoas, que estão atentas e preocupadas por aquilo que se passa na paróquia, Tivemos meses fechados onde não recebemos absolutamente nada mas continuados a ter os mesmos encargos, não só da água e da luz”, indicou.

Segundo o pároco de Vila Nova de Famalicão e de Brufe o regresso das pessoas à comunidade cristã está a ser “calmo e lento mas positivo”, e realça que “as pessoas estão muito bem nas igrejas”.

Os vouchers solidários podem ser adquiridos nos lugares da Paróquia de Santo Adrião, no final das Missas, no cartório, por email e Whatsapp.

A campanha conta com o apoio do município local, com a Associação de Restaurantes de Vila Nova de Famalicão e o Movimento Cívico “Eu Sou Matriz”.

Em declarações à Agência Ecclesia, o vereador Augusto Lima afirmou que “foi relativamente fácil aderir a esta iniciativa”, explicando que respondem “ao apelo social, às necessidades da paróquia”, e ajudam a restauração que “está a passar momentos muito difíceis”, e que estão a apoiar desde o início da pandemia”.

“São iniciativas de louvar e deverão servir como exemplo, há uma articulação entre o município, a paróquia, a restauração, para aquilo que deve ser feito nesta recuperação que complementa a vertente social, a vertente económica, e contribui para o pós-pandemia”, desenvolveu o responsável pela área do Turismo no Município de Vila Nova de Famalicão.

Fonte: Agência Ecclesia (link original)

(O Clipping é uma editoria do NOTÍCIAS DE FAMALICÃO que seleciona notícias, reportagens ou entrevistas publicadas nos meios de comunicação, indicando a respetiva fonte)

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Cerca de 900 mil euros para Antoninas 2024. Mário Passos duplica gastos com festas

Mário Passos gasta com as Antoninas mais do dobro que Paulo Cunha e Armindo Costa. São as Antoninas mais caras de sempre, mas o orçamento para as marchas não aumentou. Cada marcha vai receber 8500 euros.

Riopele recebe prémio na China pela aposta na sustentabilidade

Empresa famalicense distinguida numa das maiores feiras têxteis realizadas na China.

Fundação Cupertino de Miranda promove “noite dos livros censurados” a 24 de abril

A entrada é livre e sujeita à lotação do espaço. 

Lions Clube de Vila Nova de Famalicão celebra 47 anos

Jantar comemorativo foi realizado no sábado, 13 de abril.

Candidaturas abertas para o Prémio de História Alberto Sampaio

Inscrições até dia 31 de maio.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.