8 C
Vila Nova de Famalicão
Quarta-feira, 13 Novembro 2024

Paulo Ricardo Lopes apresenta este sábado livro sobre resultados e projeções eleitorais

O livro tem um capítulo dedicado exclusivamente a Famalicão, com uma projeção dos resultados das autárquicas do próximo ano.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

O livro “Legislativas 2024 – Os factos Só Visíveis à Lupa”, de Paulo Ricardo Lopes, será apresentado no sábado, dia 26, pelas 11 horas, no auditório da União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário, localizado na Avenida de França.

Trata-se do primeiro livro de Paulo Ricardo Lopes, economista de 36 anos que reside em Famalicão desde 2017, tendo sido um dos fundadores do núcleo da Iniciativa Liberal em Famalicão e conselheiro nacional do partido entre 2021 e 2023.

Neste livro, Paulo Ricardo Lopes analisa meticulosamente o resultado das Legislativas 2024, aproveitando para abordar os resultados de cada partido individualmente e também “analisar o nosso sistema eleitoral, analisar o impacto de algumas coligações nos resultados, projetar as eleições europeias 2024 e as autárquicas 2025”.

Partindo da pergunta “quem ganhou as Legislativas 2024?”, o autor chega a algumas conclusões que são desenvolvidas no livro. A primeira delas é que as Legislativas 2024 “resultaram num parlamento dividido em três blocos, em que só se consegue aprovar algo no parlamento com o acordo, ou não oposição, entre pelo menos dois desses três blocos”.

Paulo Ricardo Lopes considera ainda que “os grandes partidos fazem uso de um sistema eleitoral que desperdiça centenas de milhares de votos, sendo o círculo único nacional, um círculo de compensação ou a agregação de círculos formas de mitigar estes desperdícios, que estes partidos dificilmente aceitarão”.

A terceira conclusão está relacionada com as Autárquicas 2025, que o autor considera que “serão marcadas pela capacidade do Chega ganhar algumas câmaras a Sul e retirar a possibilidade das coligações lideradas pelo PSD ganharem outras tantas câmaras a Norte”.

No capítulo final do livro, dedicado exclusivamente a Famalicão, para além de projetar as autárquicas de 2025 e analisar os resultados isolados de cada uma das componentes da União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário, o autor aproveita ainda para aprofundar a experiência do lançamento da Iniciativa Liberal em Famalicão e recordar alguns dos textos que marcaram a sua intervenção política nos jornais locais do concelho.

O prefácio do livro foi escrito por Mário Joel Queirós e posfácio por Carlos Figueiredo, primeiro coordenador da Iniciativa Liberal em Famalicão. O livro, em formato impresso ou digital, também pode ser adquirido online.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -