12.1 C
Vila Nova de Famalicão
Terça-feira, 19 Março 2024

Portal público vai mostrar aplicação dos fundos europeus em tempo real

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

CIOR de portas abertas na “semana da empresa” na escola

Também foram celebrados acordos de cooperação com várias "empresas-âncora" no sentido de estabelecer e fortalecer a relação entre a Escola, as empresas e o mundo laboral.

Sofia Fernandes vence Mário Passos e Paulo Cunha e conquista PSD-Famalicão com vantagem esmagadora

Sofia Fernandes, de 49 anos, torna-se a primeira mulher a liderar uma secção concelhia do PSD no distrito de Braga.

Maus odores e descargas para rio Pelhe preocupam populares

PAN-Famalicão solicita esclarecimentos à Câmara Municipal sobre mais uma alegada construção ilegal.

O Governo vai criar um portal público para acompanhar a distribuição dos fundos comunitários em tempo real. Segundo o primeiro-ministro, António Costa, o objetivo é que construir “um portal que permita agregar de forma transparente, clara e em tempo real todo o fluxo relativo aos fundos comunitários”.

António Costa garante que serão mantidos “todos os mecanismos de controlo” na aplicação dos fundos europeus, estando o Governo a trabalhar num portal público que terá informações relativas às verbas destinadas ao país.

O líder do Governo fez o anúncio na Assembleia da República, no dia 7 de outubro, na estreia do novo modelo de debate entre o Governo e a Oposição, e respondia à líder parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, que tinha questionado António Costa sobre os mecanismos de transparência na aplicação dos fundos europeus.

AUTARCAS VÃO ELEGER CCDR

António Costa assegurou que “não só se vão manter todos os mecanismos de controlo que têm existido” como o Governo está a trabalhar “num modelo de governação que reforce esses mecanismos de controlo e de escrutínio” e num “portal que permita agregar de forma transparente, clara e em tempo real todo o fluxo relativo aos fundos comunitários”.

Sublinhando que os fundos previstos para o país são “uma gigantesca responsabilidade” e que “ninguém perdoaria se houvesse um cêntimo mal gasto”, o primeiro-ministro salientou que “o escrutínio começa na elaboração e no desenho do programa” e que foi por essa razão que o Governo organizou um debate temático no Parlamento sobre o Plano de Recuperação e Resiliência.

E Costa acrescentou: “Demos ainda um passo da maior importância, que foi descentralizar a execução dos fundos como nunca tinha sido feito: esta é a primeira geração de fundos que não vão ser executados por CCDR [comissões de coordenação e desenvolvimento regional] nomeadas pelo Governo, mas vão ser executados por CCDR eleitas pelos autarcas de cada uma das regiões.”

 

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Sofia Fernandes vence Mário Passos e Paulo Cunha e conquista PSD-Famalicão com vantagem esmagadora

Sofia Fernandes, de 49 anos, torna-se a primeira mulher a liderar uma secção concelhia do PSD no distrito de Braga.

Como falar de eleições sem referir o resultado

Alguns dias fazem-nos velhos cem anos.

Vereadora Sofia Fernandes candidata-se à liderança do PSD-Famalicão e tem Fernando Costa como mandatário

Eleições estão marcadas para sábado, 16 de março, e Mário Passos está a preparar uma candidatura contra Sofia Fernandes.

Artista Pedro Chorão expõe a sua arte na galeria municipal de Famalicão

Exposição de Pedro Chorão está patente até dia 18 de maio, com entrada livre

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.