15.1 C
Vila Nova de Famalicão
Segunda-feira, 29 Abril 2024

Professor famalicense reedita livro de viagens português mais traduzido no mundo

Sérgio Guimarães de Sousa publicou mais de 70 livros.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Tertúlia sobre os 50 anos do PSD-Famalicão junta Armindo Costa, Lída Bacelar e Albino Rebelo

Militantes ativos mais antigos do PSD-Famalicão serão homenageados.

Partido Socialista celebrou os 50 anos de 25 de Abril com casa cheia

Líder dos socialistas famalicenses quer um "concelho mais forte" e "a olhar para as pessoas como prioridade".

Sessão de jazz este sábado no CRU Espaço Cultural

Com cantor moçambicano radicado em Famalicão

“Peregrinação”, de Fernão Mendes Pinto, o livro de viagens português mais traduzido no mundo, tem uma nova edição para assinalar os 480 anos da chegada dos portugueses ao Japão. A introdução, fixação de texto e notas estão a cargo do famalicense Sérgio Guimarães de Sousa, professor da Universidade do Minho. A obra de 880 páginas, editada pela Assírio & Alvim, inclui o relato sobre três portugueses que aportaram no arquipélago nipónico, num encontro de civilizações que mudaria a História.

“Este clássico da literatura de viagens e da prosa portuguesa foi lançado em 1614 e tornou-se logo um best-seller na Europa”, diz Sérgio Guimarães de Sousa. “É um documento valioso a nível internacional pelo relato excecional da vida e dos costumes dos povos orientais (festas, funerais, leis, comércio, animais…), bem como da presença lusa na Ásia e desse submundo imperialista”, realça. Mostra ainda que os portugueses foram os primeiros europeus no Japão, introduzindo a sua cultura, o cristianismo e as armas de fogo. Mendes Pinto narrou que foi dos primeiros a lá chegar, numa frágil embarcação clandestina com fins comerciais, após uma tempestade, e que depois acompanharia em terras nipónicas Francisco Xavier e a sua Companhia de Jesus.

Fernando Mendes Pinto (1511?-1583) embarcou de Portugal em 1537 e terá vivido 21 anos de peripécias em geografias exóticas (Meca, Abissínia, Ormuz, Índia, Birmânia, Cochinchina, Sião, China, Japão e atual Indonésia). Terá sido soldado, escravo, corsário, vagabundo, ladrão, médico ocasional, etnólogo, diplomata, mercenário, missionário, náufrago e mercador, assistindo a mortes incontáveis, negócios, alianças e traições. Voltou às origens e redigiu essas memórias. Partes do relato seriam questionadas mais tarde, daí a expressão “Fernão, mentes? Minto!”.

Sérgio Guimarães de Sousa nasceu em 1970. É professor na Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho, investigador do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho e diretor do Centro de Estudos Mirandinos. Foi professor visitante de literatura portuguesa nas universidades de Blaise-Pascal (França), São Paulo e Federal do Paraná (Brasil), Brown e Massachusetts Dartmouth (EUA), entre outras. Publicou mais de 70 livros, nomeadamente sobre autores como Sá de Miranda, Camilo Castelo Branco e António Lobo Antunes.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Tertúlia sobre os 50 anos do PSD-Famalicão junta Armindo Costa, Lída Bacelar e Albino Rebelo

Militantes ativos mais antigos do PSD-Famalicão serão homenageados.

Abril, um exercício de memória…

Honramos a memória do país ao comemorar estes 50 anos. O Povo saiu à rua e abril continua vivo. Continua a ser construído.

Partido Socialista celebrou os 50 anos de 25 de Abril com casa cheia

Líder dos socialistas famalicenses quer um "concelho mais forte" e "a olhar para as pessoas como prioridade".

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Paulo Cunha será o quarto deputado famalicense no Parlamento Europeu

O ex-autarca de Famalicão é o número dois da candidatura da Aliança Democrática.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.