7.9 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 27 Abril 2024

Renúncia de Leonel Rocha lança confusão em Ribeirão

Há uma reunião extraordinária da Assembleia de Freguesia marcada para hoje à noite. Presidente demissionário acusa oposição de "má-fé".

4 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Sessão de jazz este sábado no CRU Espaço Cultural

Com cantor moçambicano radicado em Famalicão

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Uma convocatória para a realização de uma reunião extraordinária da Assembleia de Freguesia de Ribeirão, agendada para hoje, 6 de janeiro, está a confundir os ribeirenses. É que o executivo da Junta de Freguesia, de maioria relativa PSD-CDS, renunciou ao mandato na última segunda-feira, dia 2, durante uma conferência de imprensa. [ver aqui Leonel Rocha renuncia e Junta de Ribeirão irá a eleições]

Na ordem de trabalhos da convocatória consta como ponto único a apreciação e votação da proposta das opções do plano de atividades, orçamento e mapa de pessoal do ano de 2023.

Acontece que após o orçamento ter sido chumbado na reunião da Assembleia de Freguesia realizada no dia 29 de dezembro, com os votos contra dos eleitos pelo Movimento Juntos por Ribeirão e pelo Partido Socialista, o executivo da junta renunciou ao mandato. [ver aqui Orçamento de Leonel Rocha chumbado em Ribeirão]

O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO contactou Leonel Rocha, presidente demissionário, acerca da formalização da renúncia ao mandato dos eleitos pela coligação PSD-CDS/PP junto das entidades competentes.

“Estamos a recolher as assinaturas de todos os membros da lista e a dar os devidos passos para efetivar a renúncia”, disse Leonel Rocha ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO, acrescentando que o processo estará concluído nos próximos dias.

“Após a formalização de todo o processo, o Ministério da Administração Interna irá marcar eleições intercalares”, explicou Leonel Rocha, avançando que irá concorrer a um novo mandato, “basicamente com a mesma equipa”.

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA

Sobre a reunião extraordinária da assembleia de freguesia marcada para hoje, Leonel Rocha referiu que “é administrativamente possível, mas eticamente não faz sentido”. Assim, o autarca demissionário enviou hoje um email a Cristina Sá, presidente da Assembleia de Freguesia, a solicitar o adiamento da reunião.

Cristina Sá confirmou ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO o recebimento do email. No entanto, a autarca refere que a reunião da Assembleia de Freguesia marcada para hoje “não será adiada”.

“Não foi formalizada, até ao momento, junto à Assembleia de Freguesia, a renúncia de membros eleitos pela coligação PSD-CDS/PP para a Junta de Freguesia nem de membros eleitos pela coligação para a Assembleia”, referiu Cristina Sá. A autarca salientou que a informação que dispõe sobre o assunto “advém de publicações nas redes sociais e na comunicação social”.

Cristina Sá explicou ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO que na reunião do dia 29 de dezembro ficou acordado entre todas as forças políticas a realização de uma reunião extraordinária para a votação do orçamento retificado “o mais rapidamente possível”.

A autarca refere que, no seguimento do que havia sido acordado, na hora do almoço de segunda-feira, dia 2, contactou Leonel Rocha para a marcação da reunião extraordinária. “Falei com o presidente da Junta e ficou decidido realizar a reunião na sexta-feira. Dei de imediato seguimento aos devidos trâmites para cumprir o prazo de 48 horas exigido para convocação de uma assembleia extraordinária. Marcamos a reunião como tem sido feito habitualmente. Só hoje, sexta-feira, recebi um email a pedir o adiamento da reunião, tendo como justificação a renúncia que ainda não foi formalizada”.

O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO sabe que também o Partido Socialista contactou o presidente da Junta e a presidente da Assembleia de Freguesia a solicitar esclarecimentos sobre a realização da reunião marcada para hoje à noite. No entanto, até ao momento não conseguimos contactar Vera Rocha, membro da assembleia de freguesia eleita pelo Partido Socialista.

ORÇAMENTO RETIFICADO

Entretanto, o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO teve acesso ao documento a ser apresentado na reunião. O orçamento foi retificado, nomeadamente, a duplicação do valor do elevador, um erro apontado pelo Movimento Juntos por Ribeirão e pelo Partido Socialista e assumido por Leonel Rocha na última assembleia de freguesia.

Leonel Rocha confirmou ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO que o orçamento foi retificado. O autarca salientou que apenas teve conhecimento do erro durante a reunião da assembleia de freguesia e que “a situação foi devidamente explicada”.

“O que se passou na última assembleia foi uma grande mentira”, acrescentando que “nunca esteve em causa uma despesa com o valor de 55 mil euros, isso foi muito bem explicado”.

O autarca destaca que “a renúncia não se deveu ao orçamento”. “O orçamento foi retificado numa reunião realizada de urgência, no sábado, antes que fosse tomada a decisão de renunciar. Era algo simples e foi resolvido. A renúncia deu-se por razões políticas”, destaca Leonel Rocha, que considera que “a oposição agiu de má-fé”.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Paulo Cunha será o quarto deputado famalicense no Parlamento Europeu

O ex-autarca de Famalicão é o número dois da candidatura da Aliança Democrática.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Feira apresenta aos alunos oferta formativa do ensino secundário

Evento destinado aos alunos do 9º ano foi realizado no CIIES, em Vale São Cosme.

Finalistas do ensino secundário discutiram os valores de Abril com autarcas locais

Encontro entre jovens e autarcas aconteceu na Casa da Juventude de Famalicão.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.