12.1 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 26 Abril 2024

Orçamento de Leonel Rocha chumbado em Ribeirão

O plano e orçamento da Junta de Freguesia de Ribeirão para 2023 foi chumbado. Havia “duplicação de valores”.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Feira apresenta aos alunos oferta formativa do ensino secundário

Evento destinado aos alunos do 9º ano foi realizado no CIIES, em Vale São Cosme.

Caminhos da Liberdade em Vila Nova de Famalicão

Locais onde se fez resistência à Ditadura Salazarista

A Assembleia de Freguesia de Ribeirão chumbou o plano e orçamento da Junta de Freguesia para 2023 em reunião ocorrida quinta-feira, 29 de dezembro. A Junta de Freguesia de Ribeirão terá de apresentar um novo orçamento para ser novamente submetido à assembleia. Leonel Rocha, presidente da Junta de Ribeirão, convocou uma conferência de imprensa para a tarde desta segunda-feira.

O orçamento da Junta de Freguesia de Ribeirão foi chumbado com o voto de qualidade da presidente da Assembleia de Freguesia, Cristina Sá, do Movimento Juntos por Ribeirão. Os cinco elementos deste movimento votaram contra o orçamento, assim como o representante do Partido Socialista. Os seis elementos da bancada da coligação PSD-CDS votaram a favor, o que resultou num empate. A presidente da Assembleia de Freguesia usou, então, o seu voto de qualidade para desempatar e obrigar o presidente da Junta a apresentar um novo orçamento para 2023.

Segundo apurou o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO o documento foi chumbado porque “continha uma duplicação de valores” relativa à instalação de um equipamento para pessoas de mobilidade reduzida na sede da Junta de Freguesia.

Assim, será agendada nova Assembleia de Freguesia para discutir a proposta de plano e orçamento e do mapa de pessoal da Junta de Freguesia. Cabe agora ao autarca Leonel Rocha refazer as contas.

Refira-se que a Assembleia de Freguesia de Ribeirão é formada por seis eleitos da coligação PSD-CDS, cinco eleitos do Movimento Juntos por Ribeirão e dois eleitos do Partido Socialista.

ORÇAMENTO CHUMBADO

O documento apresentado pelo presidente da Junta de Freguesia da coligação PSD-CDS, o ex-vereador da Educação Leonel Rocha, apresentava “duplicação de valores”, explicou Cristina Santos, líder do Movimento Juntos por Ribeirão.

“O orçamento aprovado tinha sido de 27.500€, mas no orçamento constavam 55.000€, havendo um desfasamento de valores no orçamento final da autarquia”, explicou Cristina Santos, adiantando que a oposição não poderia “viabilizar um orçamento com um erro destes”. Cristina Santos destacou ainda que o Movimento detetou e informou sobre o erro antes da realização da Assembleia.

“O orçamento é rico em projetos, mas nada mais do que isso. A vila de Ribeirão merece mais que apenas estudos e projetos”, comentou Rúben Gomes, membro da bancada do PS na Assembleia de Freguesia ribeirense.

O autarca socialista também votou contra, pois também não entendeu “a duplicação de valores” face ao orçamento apresentado para a obra da instalação do equipamento para pessoas com mobilidade condicionada.

ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA

A propósito da proposta apresentada pela coligação PSD-CDS de realizar uma assembleia extraordinária na mesma noite, a eleita refere “não fazia sentido uma nova assembleia passados alguns minutos”. “O orçamento é um assunto sério, que deve ser bem discutido e os ter os documentos devidamente analisados”, salientou.

Cristina Santos destaca que o Movimento Juntos por Ribeirão já havia votado contra o elevador em setembro, por entender tratar-se de “uma despesa demasiado elevada”, sugerindo “a instalação de uma plataforma elevatória, que tem um custo muito mais reduzido que o elevador”. “Se em Setembro votamos contra 27.500 euros para a instalação do elevador, como aprovaríamos agora 55 mil euros para o mesmo elevador?”, refere.

A responsável destaca ainda outras questões para além do valor da despesa e a sua duplicação. “Há outros aspetos a ter em conta. O presidente da Junta diz que o elevador não irá interferir com a obra de reabilitação da sede da junta de freguesia, mas o facto é que até agora sequer existe o projeto da obra”, salienta Cristina Santos.

RETIRADA DE CONFIANÇA POLÍTICA

Entretanto, também no dia 29 de dezembro o Movimento Juntos por Ribeirão emitiu um comunicado no qual retirava a confiança política de um dos elementos que compõe o executivo da junta de freguesia.

“Um ano após as eleições autárquicas é crescente, e notória, a deterioração da relação de confiança e falta de articulação política entre o vogal Manuel Augusto e o Movimento Juntos por Ribeirão, sendo este o culminar de um processo que se arrasta há largos meses. Esta falta de articulação foi-se verificando pela total indisponibilidade do Vogal em trabalhar de forma plena com o Movimento, bem como pela sua falta de vontade para concertar ações e trabalho político conjuntos, sempre pautando a sua atuação política de forma totalmente independente e sem dela dar qualquer conhecimento”, lê-se no documento.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Paulo Cunha será o quarto deputado famalicense no Parlamento Europeu

O ex-autarca de Famalicão é o número dois da candidatura da Aliança Democrática.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Feira apresenta aos alunos oferta formativa do ensino secundário

Evento destinado aos alunos do 9º ano foi realizado no CIIES, em Vale São Cosme.

Finalistas do ensino secundário discutiram os valores de Abril com autarcas locais

Encontro entre jovens e autarcas aconteceu na Casa da Juventude de Famalicão.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.