21.6 C
Vila Nova de Famalicão
Terça-feira, 23 Abril 2024

Agostinho Fernandes arrasa política ambiental da Câmara de Famalicão

Abate de árvores "sem dó nem piedade" e poluição nos rios e cursos de água do concelho preocupam antigo autarca famalicense.

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Feira apresenta aos alunos oferta formativa do ensino secundário

Evento destinado aos alunos do 9º ano foi realizado no CIIES, em Vale São Cosme.

Caminhos da Liberdade em Vila Nova de Famalicão

Locais onde se fez resistência à Ditadura Salazarista

Finalistas do ensino secundário discutiram os valores de Abril com autarcas locais

Encontro entre jovens e autarcas aconteceu na Casa da Juventude de Famalicão.

Agostinho Fernandes, que foi presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão durante cinco mandatos consecutivos, entre 1983 e 2002, tece duras críticas à gestão ambiental da autarquia, liderada por Mário Passos, da maioria PSD-CDS.

Árvores abatidas em 2023 e substituídas, na Rua de Adolfo Casais Monteiro. Fotografia NOTÍCIAS DE FAMALICÃO

O antigo autarca, que está fora da política ativa, insurge-se contra o abate de árvores na cidade de Vila Nova de Famalicão, “sem dó nem piedade, por homens armados de serrotes e tesouras”, critica os “maus-tratos infligidos” sobre o rio Pelhe e mostra-se “triste” com a ribeira de Talvai, que “cheira que tresanda regularmente”, antes de “enlaçar no Pelhe”, no Parque da Cidade. Tudo isto, diz Agostinho Fernandes, “apesar dos muitos milhões enterrados em infraestruturas de que ninguém quer saber ou manda fiscalizar e que todos pagamos”.

“ÁRVORES CORTADAS SEM DÓ NEM PIEDADE”

Edil durante cinco mandatos e 19 anos consecutivos, sempre eleito pelo Partido Socialista (PS), de que foi militante, Agostinho Fernandes, atualmente com 81 anos de idade, é o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão que mais tempo esteve em funções, desde 1935, quando o município foi criado. Por isso mesmo, as suas opiniões sobre o concelho têm um significado político que não deve ser ignorado.

Árvores abatidas em 2020 no âmbito das obras de reabilitação urbana da Praça de D. Maria II. Fotografia ARQUIVO/NF

O ataque lançado à política ambiental do município surge num artigo publicado por Agostinho Fernandes na edição do “Jornal de Famalicão” desta quinta-feira, 25 de maio, onde o antigo autarca é colunista regular.

O artigo, sob o título “O Que Vai pelo Mundo…”, destaca um acontecimento mundial, um acontecimento nacional e um acontecimento local. É neste último capítulo que Agostinho Fernandes carrega nas teclas ao lembrar que as árvores que ele mandou plantar nas décadas de 1980 e 1990 nas ruas da cidade, nos últimos tempos, “começaram a cair, a serem cortadas sem dó nem piedade por homens armados de serrotes e tesouras, na pior altura do ano, em plena primavera”. E o antigo presidente da Câmara questiona: “Haverá razões?”

Uma árvore de grande porte foi cortada no Parque 1º de Maio há mais de um ano e ainda não foi substituída, aumentando a exposição ao sol do parque infantil. Fotografia NOTÍCIAS DE FAMALICÃO

E, com algum sarcasmo, Agostinho Fernandes, vai enumerando as razões em forma de pergunta: “Para plantar outras e substituir de imediato? Porque danificam as infraestruturas? Porque os cidadãos se queixam que ensombram a casa ou o quintal? Enfim, sem comentários… Porque são feias e abrigam os amigos passarinhos que as escolhem para pernoitar, mas sujam os queridos automóveis?”

“ONDE ESTÁ A ÁRVORE MAIS ANTIGA?”

O tom é corrosivo e o recurso à literatura torna a crítica ainda mais contundente. Tanto mais que Agostinho Fernandes puxa a “fita” do tempo atrás para lembrar o que encontrou na vila famalicense quando tomou posse como presidente da autarquia, em 1983: “Há anos não havia ou havia poucas árvores pela cidade e as que ainda resistiam pela cidade eram genericamente do tempo de Benjamim Salgado [NdR: presidente da Câmara Municipal entre 1965-1969] ou de particulares ou ainda do Jardim da Câmara Municipal, idealizado como o edifício pelo grande arquiteto Januário Godinho”.

Valorizando o seu trabalho como autarca, Agostinho Fernandes lembra a sua aposta na arborização urbana: “Plantaram-se muitas, entretanto, na década de 1980 e cresceram bem como se pode verificar (…). Agora dão nas vistas…”

Agostinho Fernandes lembra ainda que “alguns cidadãos e autarquias classificam as mesmas árvores e valorizam-nas, conferem títulos de antiguidade”. E “cidadãos há que as mimam e cuidam delas até na proximidade de seus parques. E o que acontece entre nós?”, pergunta, sem nunca se referir diretamente à Câmara Municipal e ao seu atual presidente Mário Passos.

Agostinho Fernandes numa imagem dos tempos em que era presidente do Município de Famalicão. Fotografia ARQUIVO

No entanto, o antigo presidente da Câmara não deixa de lançar um desafio curioso aos autarcas da Câmara Municipal e das freguesias: “Onde estará a árvore mais antiga da cidade, do concelho e de cada freguesia?”, pergunta Agostinho Fernandes, deixando, assim, “uma pista de muito trabalho para os jovens ambientalistas e não só, em vez do blá, blá, blá… em moda”.

Um sobreiro seco há mais de um ano na Avenida de Narciso Ferreira. Fotografia NOTÍCIAS DE FAMALICÃO

No artigo, Agostinho Fernandes refere-se à “acácia do Jorge em S. Miguel de Ceide, um dos maiores ícones da terra e que Camilo imortalizou em belo soneto” e à “árvore florida do nosso Nobel da Literatura”, que o próprio José Saramago plantou na Praça de Álvaro Marques, em 1998.

“DEVE SER DO MEU NARIZ!…”

Agostinho Fernandes – que recentemente esteve ao lado Armindo Costa ao colocar a sua assinatura num documento contra a intervenção urbanística que a Câmara Municipal projetou para os terrenos das traseiras do Hospital – mostra-se ainda preocupado com o “estado moribundo” em que se encontra o rio Pelhe, “em resultado dos maus-tratos infligidos desde a sua origem, em Portela, até ao seu encontro com o Ave, em Lousado”.

“É triste, mas verdade, se até o riacho encanado em Sinçães, e por trás das Lameiras, cheira que tresanda regularmente, naqueles poucos passos antes de enlaçar no Pelhe… Mas deve ser do meu nariz!…”, ironiza o antigo autarca famalicense, que deixou a militância do Partido Socialista depois da rotura com a fação do então seu vereador Fernando Moniz, em 2001, o que abriu caminho à vitória da coligação PSD-CDS, ainda hoje no poder municipal.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Paulo Cunha será o quarto deputado famalicense no Parlamento Europeu

O ex-autarca de Famalicão é o número dois da candidatura da Aliança Democrática.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Feira apresenta aos alunos oferta formativa do ensino secundário

Evento destinado aos alunos do 9º ano foi realizado no CIIES, em Vale São Cosme.

Finalistas do ensino secundário discutiram os valores de Abril com autarcas locais

Encontro entre jovens e autarcas aconteceu na Casa da Juventude de Famalicão.

Cerca de 900 mil euros para Antoninas. Mário Passos duplica gastos com festas em apenas dois anos

Mário Passos gasta com as Antoninas mais do dobro que Paulo Cunha e Armindo Costa. São as Antoninas mais caras de sempre, mas o orçamento para as marchas não aumentou. Cada marcha vai receber 8500 euros.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.