29.6 C
Vila Nova de Famalicão
Domingo, 1 Outubro 2023

CIOR abre portas a jovens alunos para dar a conhecer oferta formativa

Escola sensibiliza alunos do 9º ano para a importância do ensino profissional

1 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Casa do Povo de Lousado divulga calendário de atividades

Teatro, atividade física e ténis de mesa fazem parte da programação.

Centro Social Paroquial de Ribeirão marca o início do ano letivo com a tradicional desfolhada

O milho, o principal elemento desta festa, cresceu na plantação da instituição.

Professor de moral vai ser julgado por 87 crimes de abuso sexual em Famalicão

As vítimas são 15 alunas da Escola Secundária Camilo Castelo Branco

Agrupamento de Escolas D. Maria II comemora o Dia Mundial da Música

Exposição de trabalhos e apresentações musicais fazem parte da programação que decorre ao longo da semana.

A Escola Profissional CIOR, de Famalicão, tem as suas portas abertas até sexta-feira aos alunos que se encontram a frequentar o 9º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas D. Maria II, nas escolas de Escola de Gavião e Conde de Arnoso.

Com esta iniciativa, devidamente programada e que se estenderá a outros agrupamentos, pretende-se dar a conhecer a Escola CIOR aos alunos, a sua oferta formativa, bem como os informar e sensibilizar para a importância, cada vez maior, do ensino profissional como percurso educativo e formativo tendo em vista uma profissão especializada ou o prosseguimento de estudos, conforme refere José Paiva, diretor pedagógico da instituição.

Neste contexto, os alunos tiveram a oportunidade conhecer as instalações deste estabelecimento de ensino, de interagir com os estudantes da CIOR, professores e diretores dos diferentes cursos, assim como visitar salas de aulas, laboratórios e oficinas de diferentes áreas de formação.

“Num momento de opção vocacional do seu percurso educativo no final do ensino básico é necessário que o jovem faça uma escolha esclarecida para o seu projeto de vida como pessoa e profissional”, acrescenta ainda o responsável da CIOR.

José Paiva alerta também para a necessidade e obrigação dos agentes e atores educativos, de forma assertiva e com evidências “desmistificarem e desconstruírem falsos ideias e preconceitos relacionados com o ensino profissional”, muito particularmente em áreas de formação cada vez mais emergentes e com falta de mão de obra especializada no mercado de trabalho.

Comentários

- Publicidade -