10.7 C
Vila Nova de Famalicão
Quinta-feira, 28 Março 2024

Concertos e consertos marcam inauguração da obra no centro de Famalicão

Com um ano de atraso e a custar cerca de 10 milhões de euros, a obra no centro da cidade está oficialmente pronta. No entanto, há perguntas importantes que Mário Passos continua sem responder.

4 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Governo volta a ter um ministro de Famalicão. Nuno Melo assume pasta da Defesa

Nuno Melo, que iniciou a sua carreira política no CDS de Famalicão na década de 1990, chega ao Governo de Portugal aos 58 anos.

Procissão do Senhor do “ECCE HOMO” cancelada

Recriação da Última Ceia transferida para o interior da Igreja Matriz Antiga.

50 anos da Universidade do Minho em exposição no Parque da Devesa

Exposição itinerante patente até 31 de março

Após várias derrapagens no prazo e no orçamento, a obra de reabilitação do centro da cidade foi inaugurada na tarde deste domingo, 13 de novembro. A cerimónia de inauguração contou com a presença do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha; e do ex-presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha.

Descerramento de uma das duas placas de inauguração. Fotografia: CMVNF/DR

Recorde-se que a obra hoje inaugurada, que abrange a zona envolvente da Praça D. Maria II e o Campo Mouzinho de Alquerque, teve início em outubro de 2020 e deveria ter ficado concluída em outubro de 2021.

Ao longo da execução, a obra tem sido marcada por críticas que vão desde a quantidade de árvores abatidas à atribuição de apoios financeiros apenas a alguns comerciantes. Um das principais críticas – ponto comum entre comerciantes, população e partidos da oposição – é que não tenha sido incluída na empreitada a construção de um parque de estacionamento subterrâneo.

PERGUNTAS SEM RESPOSTA 

O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO contactou a Câmara de Famalicão para saber a data da assinatura do auto de receção provisória da obra e o respetivo prazo de garantia. No entanto, a autarquia não respondeu a nenhuma das duas questões.

Outra questão que a autarquia liderada por Mário Passos nunca respondeu é qual a multa prevista no caderno de encargos em caso de incumprimento do prazo. Recorde-se que Mário Passos falou em recorrer à justiça caso a obra não ficasse concluída a 20 de agosto.

Refira-se que com a assinatura do auto de receção provisória inicia-se o prazo de garantia. O prazo de garantia é o período “durante o qual o empreiteiro está obrigado a corrigir todos os defeitos da obra”, lê-se no artigo 397.º do Código de Contratos Públicos. Ou seja, a partir da data da entrega iniciou-se o período de garantia da obra no centro da cidade.

CONCERTOS E CONSERTOS

A programação para a inauguração foi diversificada. Destaque para o concerto do duo Calema, na noite de sábado, e o concerto da fadista Sara Correia, na tarde deste domingo, na Praça D. Maria II.

Concerto do Duo Calema. Fotografia CMVNF/DR

No entanto, além dos concertos, a necessidade de consertos tem sido tema frequente nas publicações nas redes sociais sobre a obra no centro da cidade.

Algumas das zonas renovadas já apresentam degradação. Pedras soltas, pedras partidas, áreas desniveladas são algumas das “armadilhas” que podem causar acidentes.

O excesso de mobiliário urbano (vasos de diversos tamanhos, bancos, etc.) traduz-se num desafio extra para quem precisa de se habituar às recém-criadas áreas de trânsito partilhado. O desafio é ainda mais difícil para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, idosas, com bebés, etc.

Há também partes da obra que ainda não estão totalmente concluídas. O quiosque “A Mascotinha da Sorte”, por exemplo, está a funcionar em instalações temporárias há muito mais tempo do que o inicialmente previsto, devido aos sucessivos problemas na construção do novo edifício.

Fonte na Praça D. Maria II na tarde deste domingo. Imagem: CMVNF/DR

Na inauguração foi possível ver em funcionamento as fontes de água instaladas junto à Praça D. Maria II. Recorde-se que as fontes foram alvo de polémica. [ver aqui Obras no centro de Famalicão motivam queixa no Ministério Público]

Em agosto, quando questionado pelo NOTÍCIAS DE FAMALICÃO, Mário Passos negou que tenha sido reduzido o tamanho da pala do novo edifício do quiosque ou feitas quaisquer outras alterações ao projeto desde que assumiu a presidência.

DERRAPAGENS NO PREÇO E NO PRAZO

No total, o prazo da obra no centro da cidade foi prorrogado quatro vezes. No entanto, mesmo após o fim da última prorrogação do prazo, a 20 de agosto, os trabalhos continuaram em curso.

Em termos de orçamento, a despesa ronda os 10 milhões. A obra foi adjudicada por 7.676.040,38 euros e conta com duas derrapagens orçamentais, no valor de 880.415,21 euros e 396.182,52 euros, respetivamente.

Além desse montante, há outras despesas relacionadas à obra de renovação do centro da cidade, como a aquisição de mobiliário urbano (vasos, bancos, etc.) e pagamento de indeminizações. O custo unitário de alguns vasos ronda os mil euros. 

A obra conta com apoio financeiro da União Europeia no montante de 3.504.777,27 euros. O que corresponde a cerca de 40% do montante total.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Governo volta a ter um ministro de Famalicão. Nuno Melo assume pasta da Defesa

Nuno Melo, que iniciou a sua carreira política no CDS de Famalicão na década de 1990, chega ao Governo de Portugal aos 58 anos.

Procissão do Senhor do “ECCE HOMO” cancelada

Recriação da Última Ceia transferida para o interior da Igreja Matriz Antiga.

50 anos da Universidade do Minho em exposição no Parque da Devesa

Exposição itinerante patente até 31 de março

Concerto coral sinfónico de Páscoa esta quarta-feira

Na igreja matriz velha pelas 21h30

Famalicense Amadeu Dinis é o novo líder das escolas profissionais portuguesas

Eleito presidente da ANESPO - Associação Nacional de Escolas Profissionais

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.