A candidatura do Partido Socialista (PS) viveu ontem, em Joane,” um dos seus momentos mais marcantes” com a apresentação pública de Helena Freitas como cabeça de lista da candidatura à Assembleia Municipal.
A sessão contou “com uma grande adesão popular”, reafirmando o compromisso do PS com a “mudança”. Antes, foi inaugurada a sede de campanha da candidatura de Alberto Fernandes em Joane – “um espaço de proximidade, de escuta e de ação, ao serviço de todos”.
Durante o evento, Eduardo Oliveira agradeceu profundamente a Helena Freitas por ter “aceitado liderar esta equipa de excelência, composta por homens e mulheres comprometidos com uma visão de futuro” e a Ricardo Costa, candidato à Câmara de Guimarães, que abriu o evento “com um discurso inspirador”.
Eduardo Oliveira partilhou ainda as principais prioridades do partido para o órgão deliberativo municipal, bem como políticas concretas da candidatura à Câmara Municipal, nomeadamente nas áreas da habitação acessível, infância e envelhecimento ativo, mobilidade e transportes públicos, saúde com a criação de um novo hospital, infraestruturas rodoviárias, e apoio ao comércio local.
Com Helena Freitas à frente da lista à Assembleia Municipal, o PS reforça o seu compromisso com uma política de proximidade, participação cívica e valorização do território, na construção de um futuro mais sustentável para Vila Nova de Famalicão.
A candidata, numa intervenção “onde a serenidade do discurso foi pontuada por momentos de maior emoção”, nomeadamente quando mencionou as suas origens e os pais, vincou bem essa ideia, dando pública nota que será uma Presidente da Mesa interventiva, aberta ao diálogo com todos, fiscalizadora e inovadora.
SOBRE HELENA FREITAS
Com raízes em Mogege, Helena Freitas conta com um percurso académico, científico e político amplamente reconhecido. Professora catedrática da Universidade de Coimbra, onde se doutorou em Ecologia, com um pós-doutoramento na Universidade de Stanford (EUA), a famalicense presidiu à Liga para a Proteção da Natureza, dirigiu o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.
Refira-se a colaboração com a Fundação de Serralves, enquanto diretora do Parque de Serralves, e coordenação do Centre for Functional Ecology – Science for People and the Planet, sendo titular da Cátedra UNESCO em Salvaguarda da Biodiversidade para o Desenvolvimento Sustentável. Representa, ainda, Portugal na Plataforma IPBES e integra o Comité Internacional do programa UNESCO Homem e Biosfera.
Na esfera política, foi deputada à Assembleia da República e coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, com estatuto equivalente a subsecretária de Estado. Por fim, distinguida com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique e com vários prémios nacionais e internacionais, foi ainda nomeada coordenadora científica do Estrela Geopark Mundial da UNESCO e recebeu o EEF Ernst Haeckel Award 2024, pelas suas contribuições para a ciência ecológica europeia.
LISTA DE CANDIDATOS DO PS À ASSEMBLEIA MUNICIPAL
• Helena Freitas
• Jorge Costa
• Paulo Pinto
• Sandra Santos
• Luís Silva
• Márcia Nunes
• Laetitia Costa
• António Silva
• Davide Silva
• Alexandra Moreira
• António Varela
• Rui Carvalho
• Carla Faria
• Paulo Costa
• Manuel Carvalho
• Fátima Araújo
• Elsa Lopes
• Carlos Azevedo
• Helena Silva
• Pedro Gomes
• Rui Araújo
• Laurinda Maciel
• Rui Lima
• Paulo Silva
• Célia Pereira
• André Soares
• Matilde Carvalho
• Ricardo Ribeiro
• Juliana Soares
• Elisabete Carvalho
• Manuel Silva
• Liliana Soares
• Diogo Sousa
• Sílvia Barros
• António Cerqueira
• Carolina Pereira
• Agostinho Freitas
• Adélia Araújo
• Rafaela Santos
• António Silva
Suplentes:
• Rosa Sarinha
• Nuno Lopes
• Jaime Lima
• Ana Rocha
• Diana Meira
• Vítor Silva
• Sérgio Moreira
• Cândida Marques
• Carlos Carvalho
• Cecília Araújo
• Liliana Silva
• Agostinho Sousa
• Carla Pereira
• António Meira
• Carmen Dias
• Arnaldo Costa
• António Fernandes
Comentários