No contexto da educação de infância, a natureza assume um papel essencial como cenário de descobertas, estímulo sensorial e construção de saberes. É neste contexto que as crianças da Associação Gerações, depois de investigarem em livros e na internet a vida dos insetos, avançaram, com a ajuda das educadoras e do pessoal de apoio, para a construção de um “hotel de insetos”.
“Este projeto assenta no conceito mais vasto da biodiversidade e no respeito que ela nos deve merecer”, afirma Ana Rita Barroso, presidente da direção da Associação Gerações, explicando que o hotel nasceu, junto à entrada principal da Gerações,” a partir de um ramo já seco de uma árvore, com a decoração e os enfeites necessários, aproveitando folhas, pinhas, cogumelos secos, musgo e outros restos vegetais”.
De acordo com as Orientações Pedagógicas para a Creche, “as atividades de exploração sensorial e motora constituem-se como formas privilegiadas de conhecimento do mundo físico”, sendo fundamental proporcionar experiências que permitam às crianças “fazer, manipular, agir e experimentar com intencionalidade educativa”.
“Este projeto do ‘hotel para insetos’ promove, assim, uma vivência autêntica e significativa com a natureza, permitindo à criança construir o seu conhecimento a partir da ação direta e da relação com o meio envolvente”, afirma Ana Rita Barroso em comunicado.


Comentários