27.4 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 8 Agosto 2025

Eduardo Oliveira propõe “futuro verde” para Vila Nova de Famalicão

Candidato do PS à Câmara Municipal sugere plano de reflorestação, prevenção de incêndios e criação do “Bosque da Família”.

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Eduardo Oliveira, candidato do Partido Socialista (PS) à presidência da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, assume “um compromisso firme com a defesa do ambiente e a sustentabilidade”, apresentando “uma visão transformadora para o concelho”: “um futuro verde, construído com responsabilidade, ação concreta e envolvimento da comunidade”, afirma o candidato.

“Preservar os nossos recursos naturais, proteger a biodiversidade e agir hoje para garantir o amanhã é uma urgência que deve guiar todas as decisões políticas”, afirma Eduardo Oliveira. “Queremos que Vila Nova de Famalicão ganhe um novo significado ambiental: o de um compromisso inabalável com o futuro, com as nossas florestas, os nossos oceanos e cada forma de vida que partilha connosco este território.”

REFLORESTAÇÃO E PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS

Refira-se que a “agenda verde” da candidatura de Eduardo Oliveira inclui “medidas concretas e alinhadas com os desafios ambientais que Vila Nova de Famalicão e o próprio país enfrentam atualmente”.

Nesse sentido, o candidato socialista defende a urgência de “passar das intenções à ação” propondo uma intervenção estruturada que comece pela reflorestação ativa do concelho. Neste ponto, a plantação contínua de árvores autóctones, mais resilientes e adaptadas ao clima local, será uma medida estrutural para travar os efeitos das alterações climáticas e recuperar o equilíbrio dos ecossistemas naturais.

Outro eixo prioritário é o reforço da prevenção de incêndios, com ações sistemáticas de sensibilização junto da população, a promoção da limpeza de terrenos e uma fiscalização mais eficaz e rigorosa. Num momento crítico, marcado por uma vaga de fogos que tem devastado várias regiões do país e reforçado a vulnerabilidade dos ecossistemas, o candidato salienta a necessidade de uma abordagem dupla: responsabilizar os proprietários pelo cumprimento das obrigações legais, mas também apoiá-los e incentivá-los na adoção de práticas de gestão sustentável do solo. “Só com corresponsabilidade, prevenção ativa e apoio concreto será possível travar esta ameaça recorrente ao território e à vida das comunidades”, reforça Eduardo Oliveira.

Adicionalmente, será promovido o envolvimento ativo da comunidade em ações de limpeza de ruas, parques e espaços verdes. Para Eduardo Oliveira, a proteção ambiental começa nos pequenos gestos e exige o contributo de todos – cidadãos, escolas, associações e instituições – na construção de um território mais limpo, mais verde e mais resiliente.

CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO E LEGADO ECOLÓGICO

Ao lado de Eduardo Oliveira está a ecologista Helena Freitas, candidata à presidência da Assembleia Municipal, reconhecida pelo seu percurso académico e científico. Doutorada em Ecologia, com pós-doutoramento em Stanford (EUA), presidiu à Liga para a Proteção da Natureza, dirigiu o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e lidera hoje a Cátedra UNESCO em Salvaguarda da Biodiversidade para o Desenvolvimento Sustentável.

“A visão estratégica de Helena Freitas será decisiva para colocar Vila Nova de Famalicão na linha da frente das políticas ambientais em Portugal e na Europa”, reforça o candidato socialista.

BOSQUE DA FAMÍLIA

Por fim, outro marco do compromisso ambiental socialista para Famalicão é o projeto “Bosque da Família”, idealizado com a mandatária do ambiente, a médica obstetra Saritta Nápoles.

Em colaboração com a maternidade local, este bosque será um novo “pulmão verde”, onde cada criança terá uma árvore plantada em seu nome. “Um espaço de vida, educação e ligação à natureza, onde crescerá uma nova geração mais consciente e comprometida com o planeta”, sublinha o candidato.

“Comigo a Presidente da Câmara, Vila Nova de Famalicão será um território de referência ambiental, onde cada ação política nasce da responsabilidade intergeracional que temos: cuidar da casa comum que deixamos aos nossos filhos”, conclui Eduardo Oliveira.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.