29.6 C
Vila Nova de Famalicão
Domingo, 1 Outubro 2023

Guimarães vence Prémio Nacional de Sustentabilidade com o projeto guarda-rios

Projeto foi reconhecido na categoria de Preservação do Capital Natural.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Casa do Povo de Lousado divulga calendário de atividades

Teatro, atividade física e ténis de mesa fazem parte da programação.

Centro Social Paroquial de Ribeirão marca o início do ano letivo com a tradicional desfolhada

O milho, o principal elemento desta festa, cresceu na plantação da instituição.

Professor de moral vai ser julgado por 87 crimes de abuso sexual em Famalicão

As vítimas são 15 alunas da Escola Secundária Camilo Castelo Branco

Agrupamento de Escolas D. Maria II comemora o Dia Mundial da Música

Exposição de trabalhos e apresentações musicais fazem parte da programação que decorre ao longo da semana.

Guimarães venceu o Prémio Nacional de Sustentabilidade, na categoria de “Preservação do Capital Natural”, com o projeto de Guarda-rios, implementado pela empresa municipal VITRUS.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu sexta-feira, 21 de abril, em Cascais, numa iniciativa com o Alto Patrocínio do Presidente da República. Além da distinção, o prémio contempla a atribuição de meio milhão de euros em publicidade nos meios de comunicação do Grupo Cofina.

Este Prémio tem como objetivo reconhecer, divulgar e premiar as melhores políticas e práticas, na defesa da sustentabilidade global, de forma a estimular e sensibilizar a sociedade para a crescente importância e impacto da aplicação dos princípios de sustentabilidade no dia-a-dia dos diferentes tipos de entidades públicas, privadas, coletivas e individuais e da sua relação com diversas áreas da sociedade e do conhecimento.

Segundo o Presidente da Vitrus, Sérgio Castro Rocha, “este prémio demonstra que estamos no bom caminho, fruto do trabalho que desenvolvemos em prol do território de Guimarães e dos vimaranenses”. Sublinha ainda que “o reconhecimento a nível nacional, entre um vasto lote de candidaturas, enobrece ainda mais os serviços que a Vitrus presta à comunidade e em especial o projeto dos Guarda-rios. Este é o primeiro de muitos prémios”.

O Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, referiu que “este reconhecimento é um orgulho”, assim como um “sinal de reconhecimento pelos projetos que estamos a implementar na promoção da sustentabilidade e na proteção das linhas de água, sendo importante para continuar este caminho, cada vez mais com uma forte consciência ambiental”.

GUARDA-RIOS

O projeto foi reconhecido na categoria de “Preservação do Capital Natural”. A candidatura dos guarda-rios destaca a missão para a proteção dos cursos hídricos do concelho de Guimarães, designadamente o rio Ave, rio Vizela e o rio Selho, mas também dos respetivos afluentes e margens.

A edição de 2022 do Prémio Nacional de Sustentabilidade contou com um total de 117 candidaturas distribuídas por dez categorias. O Prémio Personalidade foi entregue a título póstumo ao comendador Rui Nabeiro.

Comentários