16.2 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 26 Abril 2024

Mais de mil famalicenses assinam petição para salvar o Monte de Santa Catarina

Foram abatidos centenas sobreiros e milhares de outras árvores para a instalação de uma central fotovoltaica que vai ocupar uma área equivalente a 80 campos de futebol.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Sessão de jazz este sábado no CRU Espaço Cultural

Com cantor moçambicano radicado em Famalicão

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Será entregue hoje à Assembleia Municipal de Famalicão a petição “Pela Proteção do Monte de Santa Catarina” já reúne mais de 1.000 assinaturas. [ver aqui Petição vai levar à Assembleia Municipal pedido para criação de um parque florestal no Monte de Santa Catarina]

“Hoje entregaremos à Assembleia Municipal o processo com todas as assinaturas recolhidas e no final da sessão faremos uma intervenção onde reforçaremos as motivações e o objetivo desta ação coletiva”, refere a Associação Famalicão em Transição em comunicado.

A Associação destaca que “esta petição materializa a vontade dos famalicenses em preservar e restaurar os ecossistemas do Monte de Santa Catarina/Monte do Facho”. A Famalicão em Transição refere ainda que “a proposta desta petição deverá ser objeto de discussão numa próxima Assembleia Municipal”.

CRIME AMBIENTAL

O abate de centenas sobreiros e milhares de outras árvores na confluência das freguesias de Calendário, Outiz e Vilarinho das Cambas, para instalar uma central fotovoltaica num terreno equivalente a 80 campos de futebol está a ser considera um crime ambiental [ver aqui Associação divulga vídeo sobre “crime ambiental no Monte Santa Catarina”]

A construção na zona envolvente do Monte Santa Catarina só se tornou possível graças à “declaração de reconhecimento de relevante interesse público” atribuída pelo Município de Famalicão, que eliminou diversos condicionantes que impediriam a instalação do equipamento nesse terreno. [ver aqui Central fotovoltaica será construída em terreno com “perigosidade de incêndio florestal muito alta” ]

Fotografia: AFETRA/DR

A atribuição do estatuto de “relevante interesse público municipal” levou dois meses entre o pedido apresentado pela empresa e concessão do Município de Famalicão.

Em novembro de 2020 a empresa solicitou à Câmara de Famalicão a declaração de reconhecimento de interesse público. O pedido foi aprovado na reunião camarária de 17 de dezembro, através de uma proposta apresentada pelo então presidente Paulo Cunha.

Passados mais alguns dias, a “declaração de relevante interesse público municipal” foi aprovada pela Assembleia Municipal, na reunião de 29 de janeiro de 2021.

CENTRAIS FOTOVOLTAICAS EM FAMALICÃO

Até novembro do ano passado deram entrada na Câmara de Famalicão nove pedidos para instalação de centrais fotovoltaicas no concelho. [ver aqui Centrais fotovoltaicas no concelho de Famalicão: quantas são, em que freguesias e área que ocupam]

Abate de árvores no Monte Santa Catarina. Fotografia PAN/DR

Não há informação sobre o andamento dos processos nem a entrada de novos pedidos. A Câmara de Famalicão tem ignorado todas as solicitações do NOTÍCIAS DE FAMALICÃO sobre o assunto.

FUTURO NÓ DA A7 “VETA” CENTRAL EM FRADELOS

Dos nove pedidos há informação apenas sobre um deles. A Câmara de Famalicão deu parecer negativo à instalação de uma central fotovoltaica na zona de Fradelos e Ribeirão. A área pretendida colide com a localização com o futuro nó da autoestrada A7. [ver aqui Futuro nó da autoestrada A7 “veta” central fotovoltaica em Fradelos]

A construção de centrais fotovoltaicas no concelho foi um assunto noticiado em primeira mão pelo NOTÍCIAS DE FAMALICÃO em julho do ano passado. [ver aqui Construção de centrais solares fotovoltaicas em Famalicão envoltas em mistério – Notícias de Famalicão]

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Paulo Cunha será o quarto deputado famalicense no Parlamento Europeu

O ex-autarca de Famalicão é o número dois da candidatura da Aliança Democrática.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Feira apresenta aos alunos oferta formativa do ensino secundário

Evento destinado aos alunos do 9º ano foi realizado no CIIES, em Vale São Cosme.

Finalistas do ensino secundário discutiram os valores de Abril com autarcas locais

Encontro entre jovens e autarcas aconteceu na Casa da Juventude de Famalicão.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.