19.8 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 19 Abril 2024

“Há grande descontentamento com as obras em Famalicão”, afirma Eduardo Oliveira  

PS-Famalicão ouviu comerciantes no centro da cidade. "As pessoas reclamam da falta de estacionamento, comerciantes queixam-se de ter lojas vazias e de que os negócios não estão a correr bem”, destaca o vereador socialista.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Cerca de 900 mil euros para Antoninas 2024. Mário Passos duplica gastos com festas

Mário Passos gasta com as Antoninas mais do dobro que Paulo Cunha e Armindo Costa. São as Antoninas mais caras de sempre, mas o orçamento para as marchas não aumentou. Cada marcha vai receber 8500 euros.

Candidaturas à Jovem Orquestra de Famalicão disponíveis até 12 de maio

A 6.ª edição da iniciativa acontece de 9 a 14 de setembro

A estcupidez

O polo desportivo definhou até ser tão insuficiente que os próprios clubes da cidade deixaram de nela ter lugar. Andamos tantos anos para ficarmos pior do que estávamos.

Riopele recebe prémio na China pela aposta na sustentabilidade

Empresa famalicense distinguida numa das maiores feiras têxteis realizadas na China.

O PS-Famalicão organizou, no sábado, dia 28 de janeiro, uma visita ao centro da cidade. Eduardo Oliveira, presidente da concelhia socialista, visitou o centro urbano da cidade acompanhado por vereadores, deputados municipais, membros das assembleias de freguesia de Famalicão e Calendário, e de Antas e Abade de Vermoim, além de outros militantes do partido.

Durante a visita a comitiva socialista verificou o atual estado do centro da cidade e ouviu pessoas e lojistas do comércio tradicional. “Passados apenas dois meses da inauguração, o que vimos e ouvimos foi um cenário desolador. Existe um grande descontentamento acerca destas obras. As pessoas reclamam da falta de estacionamento, comerciantes queixam-se de ter lojas vazias e de que os negócios não estão a correr bem”, destaca Eduardo Oliveira, referindo que “a auscultação dos comerciantes confirma aquilo que os socialistas já antecipavam no decorrer das obras”.

“Essas obras mal planeadas e mal executadas foram e continuam a ser sinónimo de prejuízo para o comércio local. Os sucessivos atrasos trouxeram prejuízos aos nossos comerciantes e problemas a quem vive e trabalha na cidade e mesmo após a conclusão das obras a situação não melhorou”, refere Eduardo Oliveira.

Em comunicado, o PS destaca que “a redução do número de lugares de estacionamento, a dificuldade em circular na cidade a pé, e a ausência de um bom fluxo de transportes públicos são alguns dos obstáculos que afastam as pessoas do comércio no centro da cidade”.

Além disso, o PS aponta outros problemas como, por exemplo, “as despesas e os transtornos com a manutenção dos estragos que já eram visíveis mesmo antes da inauguração das obras”.

“Em fevereiro ano ano passado questionei Mário Passos sobre alguns dos problemas auscultados junto da comunidade, nomeadamente o mau estado das obras no centro da cidade, com pedras soltas e partidas, e a degradação de áreas recém-intervencionadas. Na altura, o presidente da Câmara admitiu que as pedras partidas e soltas foram fruto da pressa e que estava a aguardar um levantamento sobre os custos”, refere Eduardo Oliveira, destacando que “passado um ano, nada foi feito e está a vista de todos o lastimável estado do centro da cidade após uma obra de 10 milhões de euros”. [ver aqui Obras na cidade. “Algumas zonas renovadas já apresentam degradação”]

“OBRAS CAMARÁRIAS DÃO PROBLEMAS NO ORÇAMENTO E NO PRAZO”

Para o vereador socialista, “a generalidade das empreitadas lançadas pela Câmara de Famalicão é dominada por um traço comum preocupante: é que todas dão problemas”. “É rara a obra que cumpra o caderno de encargos e o orçamento e que seja inaugurada no tempo previsto”, destaca Eduardo Oliveira, apontando, entre os exemplos, as obras no mercado municipal, na central de camionagem, na biblioteca, nas ciclovias, etc.

“O território famalicense, que sempre beneficiou da capacidade empreendedora das suas gentes, não pode continuar a sofrer prejuízos que são frutos desta gestão sem planos e perspetivas de uma velha maioria PSD-CDS, que decide em prol dos amigos e deixa de lado as necessidades dos famalicenses”, destaca Eduardo Oliveira.

Para os socialistas, “umas das conclusões desta visita é a opinião das pessoas ser completamente diferente aos vários ‘foguetes’ de sucesso que a Câmara Municipal de Famalicão na Pessoa do Senhor Presidente, tem vindo a lançar”.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Cerca de 900 mil euros para Antoninas 2024. Mário Passos duplica gastos com festas

Mário Passos gasta com as Antoninas mais do dobro que Paulo Cunha e Armindo Costa. São as Antoninas mais caras de sempre, mas o orçamento para as marchas não aumentou. Cada marcha vai receber 8500 euros.

Riopele recebe prémio na China pela aposta na sustentabilidade

Empresa famalicense distinguida numa das maiores feiras têxteis realizadas na China.

Fundação Cupertino de Miranda promove “noite dos livros censurados” a 24 de abril

A entrada é livre e sujeita à lotação do espaço. 

Lions Clube de Vila Nova de Famalicão celebra 47 anos

Jantar comemorativo foi realizado no sábado, 13 de abril.

Candidaturas abertas para o Prémio de História Alberto Sampaio

Inscrições até dia 31 de maio.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.