23.7 C
Vila Nova de Famalicão
Quarta-feira, 5 Outubro 2022

PAN desafia juntas de freguesia do concelho de Famalicão a banirem a aplicação de herbicidas

Junta de Freguesia de Delães já assumiu o compromisso de banir o uso de herbicidas.

1 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Feira Grande de S. Miguel animou o centro da cidade

Certame dedicado às tradições famalicenses aconteceu no último fim de semana.

PAN preocupado com a qualidade das refeições escolares em Famalicão

Alergénios na sopa e a presença de dióxido de enxofre e sulfitos em algumas refeições são algumas das preocupações do PAN com as refeições nas escolas famalicenses.

GRACAFE promove 6ª Corrida Pedome / Oliveira Santa Maria

Evento terá lugar dia 22 de outubro. Além das corridas, será realizada uma caminhada solidária.

CIOR inicia ano letivo com várias dinâmicas no âmbito do programa europeu Erasmus+

Os estágios serão realizados em empresas e instituições parceiras da escola.

A Comissão Política Concelhia do PAN Famalicão apresentou o seu Manifesto pelo fim do uso de herbicidas para controlo de ervas nos espaços públicos às juntas de freguesia do concelho.

“Consciente dos impactos da utilização de herbicidas, o PAN Famalicão procedeu à publicação de um manifesto que visa a adoção de alternativas a este método para controlo de ervas em espaços públicos”, refere o partido em comunicado.

“Acreditamos que a iniciativa das Juntas de Freguesia deve igualmente ter lugar nesta questão, como agentes dinamizadores localmente e cujo papel é fundamental nas mudanças que urgem serem feitas”, explia Sandra Pimenta, porta-voz do PAN.

O PAN informa que, “no seguimento da adesão ao nosso Manifesto pela Junta de Freguesia de Delães, que assumiu o compromisso de banir o uso de herbicidas, a concelhia lançou o mesmo desafio às restantes freguesias, com vista à proteção da saúde pública e biodiversidade”. [ver aqui PAN congratula Delães pelo fim do uso de herbicidas]

O partido refere que “tenta assim implementar uma das medidas que constava no programa autárquico e que já por diversas vezes foi apresentada junto do executivo”.

“No nosso entender a Câmara Municipal deve dotar as juntas de freguesia de meios técnicos, onde se inclui formação, recursos humanos ou dotação financeira equivalente para a adoção de métodos alternativos ao uso de herbicidas.” defende Sandra Pimenta

Paralelamente, importa ao partido “que se desenvolvam sessões de esclarecimento e sensibilização para a necessidade da criação e manutenção de espaços verdes e se promovam iniciativas que envolvam a comunidade na criação de ruas verdes e promotoras da biodiversidade”.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -