18.9 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 12 Outubro 2024

Primeira piscina coberta de Famalicão foi inaugurada há 27 anos

Com o inverno a começar, os famalicenses passavam a ter à sua disposição a primeira piscina coberta e com água quente – uma novidade que chegava a Vila Nova de Famalicão com um atraso de décadas.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

“Famalicão com piscinas cobertas”, titulava o jornal Público, diário nacional de referência, na sua edição de 7 de novembro de 1993, faz hoje 27 anos.

Com o inverno a começar, os famalicenses passavam a ter à sua disposição a primeira piscina municipal coberta e com água quente – uma novidade que chegava a Vila Nova de Famalicão com um atraso de décadas e só com a ajuda de fundos europeus.

Na verdade, eram duas piscinas: a maior, com 25 metros de comprimento e cinco pistas de natação e outra com 12,5 metros de comprimento e três pistas, destinada à aprendizagem.

Imagem da notícia do “Público”, de 7 de novembro de 1993.

Numa notícia assinada pelo jornalista Luís Paulo Rodrigues (ver imagem), o “Público” refere mesmo que a inauguração do primeiro complexo de piscinas municipais cobertas de Famalicão acontecia “50 anos após ter sido apontado como uma necessidade”. Talvez por isso o presidente da Câmara Municipal de então, Agostinho Fernandes, talvez aliviado pela conclusão da empreitada, tenha preferido salientar que estava perante “uma obra bem feita e acabada”.

“Com as piscinas cobertas, o município fechou um ciclo de construções iniciado com o estádio municipal, nos anos 40, o pavilhão municipal, nos anos 70, e a piscina olímpica descoberta e ‘courts’ de ténis, nos anos 80”, lembrava o jornal do grupo SONAE, referindo-se à cidade desportiva de Vila Nova de Famalicão.

A piscina coberta custou perto de 250 mil contos, ou seja, pouco mais de 1,2 milhões de euros, tendo contado com uma comparticipação de Bruxelas na ordem dos 50%.

A inauguração aconteceu a pouco mais de um mês das eleições autárquicas, que se realizaram em 12 de dezembro de 1993, tendo Agostinho Fernandes, do Partido Socialista, vencido pela quarta vez consecutiva (ainda não havia limitação de mandatos para os presidentes), embora perdendo um vereador para o PSD, que apresentou como candidato o empresário Amândio de Carvalho (1933-2016). Para o executivo municipal, que na época só tinha nove lugares, o PS conquistou uma maioria de 6 mandatos, enquanto o PSD passava de 2 para 3.

Passaram 27 anos. Pelo meio, o Grupo Desportivo de Natação de Vila Nova de Famalicão, que utiliza as piscinas, mediante um contrato estabelecido com a Câmara Municipal, teve um atleta olímpico – João Araújo, nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.

Hoje, o concelho de Vila Nova de Famalicão está dotado com 4 piscinas municipais cobertas: na cidade de Famalicão, nas vilas de Joane e Ribeirão e na freguesia de Oliveira S. Mateus.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -