18.9 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 12 Outubro 2024

Testes rápidos de covid-19 arrancam nesta quarta-feira no ensino secundário

Escolas de ensino secundário localizadas nos municípios de alto risco de contágio começam nesta quarta-feira a fazer testes rápidos nos alunos, professores e funcionários. Os testes são feitos com zaragatoa nasofaríngea. Encarregados de educação precisam dar consentimento.

1 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Tem início amanhã, dia 20, a realização de testes rápidos para covid-19 para os alunos, os professores e os funcionários das escolas de ensino secundário públicas e privadas localizadas em concelhos com elevado risco de contágio.

Recorde-se que, de acordo com os dados revelados ontem pela Direção Geral da Saúde (DGS), Vila Nova de Famalicão é um dos 155 concelhos no “risco extremamente elevado”.

Para a realização dos testes é necessário que os encarregados de educação dos alunos com menos de 18 anos assinem um termo de consentimento informado.

O método de realização desses testes rápidos é o mesmo dos testes tradicionais: zaragatoa nasofaríngea.

Os encarregados de educação de alunos com menos de 18 anos precisam assinar um termo de consentimento informado

A medida é uma iniciativa articulada entre os ministérios da Saúde e da Educação. A coordenação deste processo de testagem nas escolas é responsabilidade dos delegados regionais de educação em articulação com os delegados regionais de saúde.

Os critérios de priorização das escolas para a realização dos testes nas suas comunidades escolares foram estabelecidos de acordo com as indicações da DGS.

Cabe às escolas fornecer as listas com os dados necessários à realização do inquérito epidemiológico e assegurar as condições logísticas necessárias para a realização dos testes.

Nas situações em que a realização dos testes dê origem a identificação de surtos ativos a testagem será alargada e passará a abranger toda a comunidade escolar dos estabelecimentos de ensino afetados, independentemente do grau de ensino a que pertençam.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade