“As Imagens que nos Olham” realçam a fotografia do artista Fernando Lemos

Exposição na Fundação Cupertino de Miranda, em Famalicão, assinala o início das comemorações do centenário de nascimento de Fernando Lemos

Comentários

2 min de leitura

A Fundação Cupertino de Miranda inaugurou, na passada sexta-feira, 23 de janeiro, uma exposição com 80 retratos realizados pelo fotógrafo, poeta, designer gráfico e surrealista Fernando Lemos, cujo centenário de nascimento se assinala este ano.

“As Imagens que nos Olham” tem curadoria de Marlene Oliveira e Perfecto Cuadrado e reúne fotografias captadas entre 1949 e 1952, num contexto de inquietação artística, política e existencial do autor, antes da sua partida para o Brasil, onde viveu até à sua morte, em 2019.

A Fundacão Cupertino de Miranda apresenta este conjunto de registos do artista, que revelam as captações da sua objetiva, fazendo os visitantes recuar mais de 50 anos e transportando-os para o imaginário estético da fotografia surrealista, ao mesmo tempo que evidenciam a sua mestria no uso da máquina fotográfica.

- Publicidade -

A exposição é a primeira de um conjunto de iniciativas promovidas pela Fundação Cupertino de Miranda, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto Moreira Salles (Brasil), para comemorar o centenário do nascimento de Fernando Lemos.

As iniciativas vão prolongar-se até ao próximo ano e incluem um ciclo de conversas para a disseminação do conhecimento sobre a vida e a obra do artista, a exibição de um documentário de Jorge Silva Melo sobre Fernando Lemos e a difusão da sua poesia através da rádio e de um podcast. Esta mostra pode ser visitada até 13 de setembro, no Centro do Surrealismo Português, na sala de exposições permanente da Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão.

Comentários

Notícia anterior

Vila Nova de Oportunidades

- Publicidade -
O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.