A Feira de Artesanato e Gastronomia recebeu esta segunda-feira, dia 1 de setembro, um encontro entre membros do executivo camarário e autarcas de freguesia.
Para além deste encontro, os autarcas de Famalicão reúnem-se noutros dois momentos: em julho, no Dia do Autarca e, em janeiro, no Jantar de Reis – neste último as despesas são suportadas pela autarquia, apurou o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO.
Este ano, o Jantar de Reis custou aos cofres da autarquia 33 euros (mais IVA) por pessoa, revelou fonte municipal ao nosso jornal, salientando que a lista de convidados para o jantar ultrapassa a centena de pessoas e inclui, além dos presidentes de junta, os seus respetivos cônjuges.
O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO havia solicitado ao gabinete de Mário Passos, em janeiro e julho deste ano, informação relativamente aos custos associados aos jantares dos autarcas, nomeadamente o Jantar de Reis, realizado anualmente num grande restaurante em Calendário, mas não obtivemos nenhuma resposta.
Já o Dia do Autarca, comemorado desde 2015, foi celebrado a 19 de julho. Este ano, o convívio começou no Complexo Desportivo de Ribeirão com um jogo de futebol, seguindo-se o almoço no Parque de Lazer de Vilarinho das Cambas.
Esses momentos de convívio não estão isentos de críticas. Entre as razões apontadas ao nosso jornal está o facto de os vereadores da oposição não serem convidados a participar. Outro dos motivos apontados é o aproveitamento de iniciativas como essas para “ação propagandística”.
A título de exemplo, o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO teve informação sobre uma das situações que no Jantar de Reis dividiram opiniões – que variam entre o caricato e o constrangedor – que está relacionada com cânticos de cariz eleitoral entoados por um presidente de junta que estaria visivelmente alcoolizado.
Comentários