O dia 23 de setembro, habitualmente aguardado pelos funcionários da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão como o dia de pagamento, transformou-se hoje numa fonte de frustração e incerteza. Contrariando a normalidade, os salários dos trabalhadores não foram processados, deixando milhares de famílias em situação de preocupação e descontentamento.
Nos corredores dos Paços do Concelho e noutros edifícios municipais, a falha no pagamento é o único tema de conversa. O ambiente é de surpresa e indignação, com muitos a questionarem como é possível uma entidade pública com a dimensão da autarquia famalicense cometer um erro tão grave. A situação, que afeta tanto as finanças pessoais dos funcionários como a sua moral, tem levantado dúvidas sobre a gestão financeira e administrativa do município.
Ao que o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO apurou, a justificação avançada, ainda que de forma oficiosa, para a falha é um suposto erro informático. Uma explicação que, longe de acalmar os ânimos, é vista por muitos como “uma desculpa vaga e inaceitável” para uma falha tão elementar e com tamanhas consequências. “A questão é: um erro informático pode realmente justificar o adiamento do pagamento de salários, uma obrigação básica e inadiável de qualquer entidade empregadora?”, disse ao nosso jornal um funcionário municipal.
A falta de uma comunicação oficial imediata e transparente por parte da Câmara Municipal apenas contribuiu para a desconfiança. “Fui logo ao computador ver se havia sido enviado algum comunicado, mas, nada”, afirmou ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO uma trabalhadora da autarquia. Os funcionários sentem-se desamparados e sem informações concretas sobre quando os seus salários serão, finalmente, pagos.
O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO contactou o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, e a sua assessoria de comunicação, mas até ao momento não obtivemos respostas às três perguntas que fizemos: Qual é a explicação da autarquia para a falha do pagamento dos trabalhadores da Câmara Municipal? Quando será realizado o pagamento aos funcionários municipais? Por que razão não foi dada uma explicação aos trabalhadores?
Direito de Resposta | Câmara de Famalicão falha pagamento dos trabalhadores
Comentários