12.4 C
Vila Nova de Famalicão
Quinta-feira, 5 Dezembro 2024

António Barbosa e Luís Moniz nomeados para administrar Unidade Local de Saúde do Médio Ave

António Barbosa e Luís Moniz já estavam no conselho de administração do CHMA desde 2016 e tinham sido reconduzidos em 2019.

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

António Barbosa e Luís Moniz foram foram nomeados presidente e vogal executivo do conselho de administração do Unidade Local de Saúde do Médio Ave, a nova estrutura nasce da fusão do centro do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) e dos centros de saúde dos concelhos de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa.

A decisão a que o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO teve acesso, foi tomada pela direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

António Barbosa e Luís Moniz já estavam no conselho de administração do CHMA desde 2016 e tinham sido reconduzidos em 2019, para um mandato que terminou em 2021, estando, desde então, à espera da reorganização dos serviços de saúde.

A ULS do Médio Ave abrange cerca de 240 mil pessoas em Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa. “A nossa principal preocupação neste momento é evitar que ocorram problemas nos primeiros dias de janeiro. O modelo é consensual e só há razões para que ocorram melhorias”, referiu António Barbosa em entrevista exclusiva ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO. Para ler a entrevista na íntegra clicar aqui.

CONHEÇA A EQUIPA

Natural de Vila Nova de Famalicão e licenciado em Economia, António Barbosa presidiu ao conselho de administração do Centro Hospitalar do Alto Ave (Hospital de Guimarães) de 2010 a 2012 e integrou o conselho de administração do CHMA de 2007 a 2010. Fazem parte do seu currículo a docência em instituições do ensino superior e a administração executiva de algumas empresas.

Entrou para a vida pública como assessor financeiro da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, na década de 1990, no gabinete de apoio ao presidente socialista Agostinho Fernandes. No último executivo municipal  do PS, entre 1997 e 2001, António Barbosa foi vereador do Ambiente e vice-presidente da autarquia (2000-2001).

Natural de Vila Nova de Famalicão, Luís Moniz é licenciado em Direito, e mestrando em Direito Administrativo Especial pela Universidade de Minho. É vogal executivo do conselho de administração do Centro Hospitalar do Médio Ave, E. P. E. desde abril de 2016. Antes, foi jurista no Hospital Santa Maria Maior, E. P. E. (HSMM) (de 2007 a 2016). Foi eleito vereador na Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão pelo Partido Socialista e também deputado municipal na Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão.

A direção executiva do SNS nomeou Violeta Ofélia Vázquez Iglesias como diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares; João Miguel Marques Baptista da Silva como diretor clínico para a área dos cuidados de saúde primários; e Daniela Maria da Costa Balbeira como enfermeira diretora.

Violeta Ofélia Vázquez Iglesias é especialista em Medicina Interna no CHMA desde 2008, desempenhando também as funções de chefe de equipa de urgência desde 2010.

Natural de Santo Tirso, João Miguel Marques Baptista da Silva é médico e presidente do conselho clínico e de saúde do ACES Santo Tirso/Trofa desde janeiro de 2021.

Daniela Maria da Costa Balbeira é mestre em Gestão de Unidades de Saúde. De 2000 a 2011 exerceu a sua atividade profissional como enfermeira e enfermeira graduada no serviço de cirurgia do Hospital Conde S. Bento, Santo Tirso. Em 2011 iniciou funções de enfermeira especialista no serviço de ortopedia do CHMA, EPE e na Equipa de Gestão de Altas.

A direção executiva do SNS destaca a “idoneidade, experiência e competências profissionais para o desempenho dos cargos são evidenciadas nas respetivas notas curriculares”.

Comentários