12.2 C
Vila Nova de Famalicão
Quinta-feira, 28 Março 2024

CDU questiona Câmara de Famalicão sobre atraso e qualidade das obras no centro da cidade

Partido quer saber quando começam as “necessárias e urgentes reparações das obras ainda em curso" e cita como exemplos pedras soltas e partidas, bem como outras situações que potenciam acidentes aos cidadãos. CDU critica ainda "desleixo" do executivo que está a ignorar “as necessidades de investimento nas freguesias”.

min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Procissão do Senhor do “ECCE HOMO” cancelada

Recriação da Última Ceia transferida para o interior da Igreja Matriz Antiga.

50 anos da Universidade do Minho em exposição no Parque da Devesa

Exposição itinerante patente até 31 de março

Concerto coral sinfónico de Páscoa esta quarta-feira

Na igreja matriz velha pelas 21h30

Na última reunião da Assembleia Municipal a deputada Tânia Silva, eleita pela CDU, questionou Mário Passos, presidente da Câmara de Famalicão acerca do “estado caótico do centro da cidade, resultante das obras levadas a cabo ao longo deste último ano, sem planeamento e sem fiscalização por parte deste executivo municipal, que se limitou a deixar andar”.

“Para além dos sucessivos adiamentos das obras e de custos a crescer”, a questão que se coloca agora é, no entender do grupo municipal da CDU, “quando é que começam as necessárias e urgentes reparações destas obras ainda em curso?”.

A CDU destaca que “esburacando ruas e passeios, as intermináveis obras tornam praticamente impossível contabilizar a quantidade de pedras soltas ou partidas que se encontram no solo à entrada do Mercado Municipal e noutros locais onde é já visível, apesar do pouco uso, um elevado desgaste”.

Outra preocupação do grupo municipal da CDU é “a constatada falta de planeamento da Câmara, fator que tem prejudicado a acessibilidade dos famalicenses, e que esta pretensa nova arquitetura, disfarçada de modernidade, tem potenciado”. E cita como um dos exemplos o pequeno degrau na rua José Gomes, “que tem causado inúmeras quedas de pessoas que por ali circulam”.

A CDU entende ainda que “o volume de obras no centro da cidade tem desleixado este executivo camarário” que está a “ignorar as necessidades de investimento nas freguesias”. Entre os exemplos citados estão “a rotunda de Gavião, a Estrada Nacional N204-5, na zona de Landim, as ruas periféricas na freguesia de Joane, como é o caso da Rua da Cortinha”.

“Perante as questões colocadas, o presidente da Câmara reconheceu que há necessidade de substituir pedras no Mercado Municipal e prometeu que esta empreitada se realizará no final da obra, não se tendo referido, lamentavelmente, às restantes questões colocadas, nomeadamente quanto à necessidade de apostar no desenvolvimento do resto do concelho e não apenas no centro urbano da cidade”, refere a CDU em comunicado.

A CDU defende que “é preciso muito mais do que a substituição das referidas pedras”. “É fundamental que seja elaborado um planeamento capaz de tornar a cidade acessível e segura a todos os cidadãos, levando-se em conta que o concelho, no seu todo, é populacional e territorialmente muito mais representativo do que o centro da cidade”, destaca o comunicado.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Procissão do Senhor do “ECCE HOMO” cancelada

Recriação da Última Ceia transferida para o interior da Igreja Matriz Antiga.

50 anos da Universidade do Minho em exposição no Parque da Devesa

Exposição itinerante patente até 31 de março

Concerto coral sinfónico de Páscoa esta quarta-feira

Na igreja matriz velha pelas 21h30

Famalicense Amadeu Dinis é o novo líder das escolas profissionais portuguesas

Eleito presidente da ANESPO - Associação Nacional de Escolas Profissionais

A pedra no meio do caminho do 10 de Março

Em Famalicão, o número de votantes nas legislativas superou em mais 10% o número de votantes nas últimas autárquicas. Estranho fenómeno este em que a eleição dos órgãos políticos que nos são mais próximos motivam menos o nosso voto do que as legislativas.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.