19 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 5 Outubro 2024

Famalicão fora da Taça. “Equipa não é igual à do ano passado”, avisa o treinador

O FC Famalicão perdeu em Vila do Conde e foi eliminado da Taça de Portugal. O treinador João Pedro Sousa avisa que a equipa famalicense "não é igual à do ano passado".

4 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

O Futebol Clube de Famalicão perdeu este sábado (2-1) com o Rio Ave, no Estádio dos Arcos, em Vila do Conde, e foi eliminado da Taça de Portugal em futebol sénior masculino.

A equipa famalicense sai prematuramente da chamada “prova rainha” do futebol português, nos oitavos-de-final, depois de, na temporada anterior, ter atingido as meias-FC finais, tendo caído apenas aos pés do poderoso Benfica, numa eliminatória com duas mãos.

Nestes oitavos-de-final, o jogo entre o Rio Ave e o FC Famalicão era um dos quatro embates entre equipas da I Liga Portuguesa. A formação verde e branca de Vila do Conde foi quase sempre melhor e mais pragmática, embora tenha terminado o jogo a sofrer. No entanto, o FC Famalicão não conseguiu evitar e derrota e a consequente eliminação.

Gelson Dala e Diego Lopes marcaram os golos do Rio Ave, enquanto o esquerdino português Gil Dias marcou para os famalicenses.

O golo de honra do FC Famalicão aconteceu já numa fase de desespero da equipa, que perdia por 2-0. Gil Dias protagonizou uma Arrancada espetacular, tendo deixado dois adversários pelo caminho, surgindo ca cara do guarda-redes de Vila do Conde picando a bola por cima de Léo Vieira e fixando o resultado em 2-1 a favor dos vilacondenses.

Para a equipa famalicense, ir o mais longe possível na Taça de Portugal é o primeiro objetivo a cair, o que está em linha com um mau começo de época motivado essencialmente por muitas mudanças feitas na equipa e por uma integração mais difícil de novos jogadores vindos esta época.

Na eliminatória anterior, a equipa famalicense tinha vencido no terreno do Oriental de Lisboa por 3-0. Mas em Vila do Conde deu uma pálida imagem de si, exibindo um futebol mastigado e pouco objetivo.

“ENTRE O MAU E O MEDIANO…”

“Fizemos um jogo intermitente entre o mau e o mediano e mesmo na altura que estávamos a ser medianos, não conseguimos estabilizar”, analisou, no final, o treinador famalicense João Pedro Sousa, acrescentando: “Entramos desconfiados no jogo e não conseguimos aproveitar alguma insegurança do adversário.”

Apesar do empate com o Sporting, num jogo polémico para a Liga, a equipa famalicense não confirmou uma certa melhoria evidenciada na partida com os lisboetas.

“Durante todo o jogo não conseguimos ser objetivos e agressivos no sentido de marcarmos. Foi um jogo difícil, contra uma equipa competente, mas temos a consciência de que devíamos ter feito mais para evitar esta eliminação”, afirmou João Pedro Sousa, desiludido com o desempenho dos jogadores famalicenses.

“TEMOS DE SER MAIS CONSISTENTES”

O treinador do FC Famalicão foi ainda mais longe, confessando que tinha “a expectativa” de que o futebol da sua equipa estivesse, nesta altura da temporada “num outro patamar”.

João Pedro Sousa lembrou que “outras questões fizeram com que as coisas se atrasassem”, tais como “lesões, reforços que chegaram tarde e situações com o covid-19”.

Não querendo usar essas situações “como desculpa”, o técnico famalicense adverte que, “independentemente dos obstáculos que apareçam, temos de ser mais consistentes”.

A finalizar, João Pedro Sousa afirmou: “Esta equipa não é igual à do ano passado, mesmo tendo resultados idênticos. O nosso jogo será diferente porque os jogadores são diferentes, apesar da ideia ser a mesma. Infelizmente as coisas não estão a correr como esperávamos e a Taça de Portugal é um exemplo disso.”

Comentários

Artigo anterior