Famalicão vai assinalar o Dia da Europa, no dia 9 de maio, com uma conferência sobre os 40 anos da adesão de Portugal à União Europeia. A sessão está marcada para as 11h00, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.
O percurso da União Europeia (UE), o contributo das políticas locais para a competitividade do espaço europeu, a UE como motor do desenvolvimento regional e local, a integração europeia e as novas agendas para um futuro comum serão alguns dos temas em debate na conferência.
O programa comemorativo do Dia da Europa em Famalicão arranca pelas 09h30, com o tradicional hastear da bandeira europeia nos Paços do Concelho ao som do Hino da Europa, interpretado pela orquestra da ArtEduca. Segue-se a Marcha dos Clubes Europeus, pelas 10h30, com um percurso pela cidade desde os jardins dos Paços do Concelho até à Praça-Mercado Municipal.
Pelas 11h00 está então agendada a conferência “40 anos de integração europeia – uma construção com o Poder Local”, no auditório da Biblioteca Municipal, que contará com as intervenções do autarca famalicense Mário Passos, do presidente executivo da Fundação Mestre Casais, José Mendes, do presidente da CCDR-Norte, António Cunha, do eurodeputado famalicense Paulo Cunha e será moderada pela presidente do IPCA, Maria José Fernandes. A participação na iniciativa é gratuita, mas sujeita a inscrição para o email international@famalicao.pt.
Para assinalar o Dia da Europa, a Biblioteca Municipal exibirá também a mostra “Famalicão e o PRR: Projetos que Transformam”, com a apresentação dos vários projetos que estão a ser desenvolvidos no território famalicense com o apoio do PRR.
Mais tarde, pelas 14h30, a Casa da Juventude recebe o Famalicão EuroClubs Hub, um encontro que vai reunir os Clubes Europeus do 3.º Ciclo e Ensino Secundário do concelho, onde serão apresentados os serviços e recursos da Casa da Juventude, bem como os projetos e iniciativas que estão, até ao momento, a ser desenvolvidos pelos clubes europeus. O objetivo passa por promover a troca de ideias e de boas práticas de maneira a fortalecer a cooperação entre escolas e a valorizar a participação ativa dos jovens. Os participantes poderão ainda conhecer as oportunidades proporcionadas pelo Corpo Europeu de Solidariedade, através do testemunho de um voluntário da YUPI. Criado pela União Europeia, recorde-se que o Corpo Europeu de Solidariedade é dirigido a jovens até aos 30 anos dando-lhes a oportunidade de fazer voluntariado ou de trabalhar em projetos, no próprio país ou no estrangeiro.
Pelas 15h00, o Parque da Devesa acolhe o lançamento de um minifoguete experimental desenvolvido pela Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM). O projeto, coordenado pelos docentes Joaquim Carneiro e Manuel Filipe Costa e pelo investigador Iran Rocha, contou com o envolvimento de estudantes da CIOR e da UMinho e simboliza a aposta da Europa na juventude, na ciência e na inovação como motores de desenvolvimento e o compromisso da Universidade do Minho com o desenvolvimento e a inovação.
As comemorações do Dia da Europa em Famalicão terminam na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, pelas 21h00, com a realização do Chá Europeu, um espaço de discussão organizado pelo clube europeu daquela que é também a escola embaixadora do Parlamento Europeu. A iniciativa decorrerá sob o tema “Cidadania Europeia: garantia de Paz?” e contará com as presenças do eurodeputado Paulo Cunha, da Coordenadora Nacional das Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, Isabel Baltazar, e do PSP Luís Gaspar, capacete azul da ONU em várias missões de paz.
Comentários