Guias de Portugal com inscrições abertas para raparigas dos 6 aos 19 anos

Reuniões semanais aos sábados

Comentários

2 min de leitura

A 1ª Companhia de Vila Nova de Famalicão da Associação Guias de Portugal (AGP) encontra-se em fase de recrutamento e tem inscrições abertas para raparigas dos 6 aos 19 anos. Em Vila Nova de Famalicão, a 1ª Companhia Guias de Portugal realiza as suas reuniões semanais aos sábados, pelas 15h00, na sede situada junto ao Salão Paroquial.

As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas através dos contactos 919 343 597 e 913 293 251, do endereço eletrónico guiasdefamalicao@gmail.com, bem como nas redes sociais Instagram (@guiasdefamalicão) e Facebook (Guias de Famalicão).

“O movimento das Guias mantém-se como um espaço exclusivamente feminino. Esta decisão permite às raparigas crescerem num ambiente seguro e de apoio mútuo, onde podem explorar o seu potencial sem pressões externas. O Guidismo foca-se nas necessidades, desafios e oportunidades próprias do crescimento feminino, promovendo a liderança, a autonomia e a confiança”, explica a instituição em comunicado.

- Publicidade -

A Associação refere que a proposta educativa das Guias assenta em quatro pilares (vida ao ar livre, vida em patrulha, progressão e compromisso) que “marcam a experiência de cada participante e acompanham-na ao longo das diferentes etapas de crescimento”, que se dividem em Ramo Avezinha (6-10 anos), Ramo Aventura (10-14 anos), Ramo Caravela (14-18 anos) e Ramo Moinho (17-19 anos).

SOBRE AS GUIAS DE PORTUGAL

A Associação Guias de Portugal é uma associação de utilidade pública, de base voluntária, que promove o Guidismo – movimento de educação não formal, baseado no método criado por Robert Baden-Powell. A sua missão é proporcionar às raparigas e jovens mulheres a oportunidade de desenvolverem plenamente o seu potencial como cidadãs universais responsáveis. Para alcançar esse objetivo, a AGP utiliza um método próprio, centrado na atribuição gradual de responsabilidades, no trabalho de grupo e na promoção da autonomia. O movimento compromete-se ainda com a comunidade onde está inserido e tem no contacto com a natureza e na vida ao ar livre o seu espaço privilegiado de formação.

Em reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de quase um século, a Associação Guias de Portugal foi condecorada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o título de membro honorário da Ordem da Instrução Pública, durante a cerimónia de abertura do X Acampamento Nacional, realizado em Alcácer do Sal, a 29 de julho de 2024, que contou com a participação de 1.500 guias de todo o país.

A AGP é membro da Associação Mundial das Guias – WAGGGS (World Association of Girl Guides and Girl Scouts), que reúne cerca de 10 milhões de raparigas e jovens mulheres em mais de 150 países.

Comentários

Notícia anterior

Conferência em educação debate relação entre a escola e a família

Notícia seguinte

Casa do Artista Amador encerra ciclo de debates sobre Inteligência Artificial

- Publicidade -
O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.