Museu Bernardino Machado acolhe ciclo de conferências dedicado à “Ciência, Técnica e Política na I República”

Conferências decorrem de 26 de janeiro a 25 de outubro de 2024. A entrada é livre.

Comentários

2 min de leitura

Arranca no próximo dia 26 de janeiro mais um Ciclo de Conferências do Museu Bernardino Machado. A unidade museológica famalicense vai acolher nove sessões distribuídas entre janeiro  e outubro deste ano, que terão como tema central: “Ciência, Técnica e Política na I República (1910-1926)”.

Na sinopse da iniciativa, da autoria do coordenador científico do museu, Norberto Cunha, professor catedrático aposentado da Universidade do Minho, é possível verificar que o ciclo de conferências tem como ponto de partida o papel do conhecimento científico-técnico no início do século XX em Portugal, explorando o aproveitamento político e as divergências entre os governantes monárquico-regeneradores e os republicanos, bem como a democratização da sociedade.

Como habitualmente, o Ciclo de Conferências do Museu Bernardino Machado contará com a participação de investigadores e académicos especialistas na área, sendo que o pontapé de saída será dado no dia 26 de janeiro, pelas 19h00, precisamente pela voz do coordenador científico do museu, Norberto Cunha, que abordará o tema principal desta iniciativa.

- Publicidade -

Até dia 25 de outubro, haverá conferências sobre: “Ciência, Técnica e Política na I República (1910-1926)” (26 de janeiro), “Augusto de Vasconcelos: um médico que também foi político (1911-1926)” (23 de fevereiro), “Duarte Leite, o cientista, político e historiador” (22 de março), “O lastro cientificista de Egas Moniz na sua mundividência moral e política” (19 de abril), “O problema mineiro e industrial português durante a I República (1890-1926): os técnicos, a política e os limites do nacionalismo” (24 de maio), “António Sérgio: a importância da ciência na autodeterminação demopédica republicana” (14 de junho), “O lastro científico-técnico da ‘República’ de Ezequiel de Campos” (5 de julho), “Grupo Seara Nova e os governos técnicos (1921-1924)” (27 de setembro) e “O contributo das Universidades Livres e Populares da I República para a vulgarização científica e técnica” (25 de outubro).

Todas as sessões acontecem pelas 19h00, no Museu Bernardino Machado, com entrada livre e direito a certificado de presença.

O ciclo de conferências está acreditado pelo CFAEVNF – Centro de Formação da Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão, sendo que as inscrições para professores devem ser submetidas pela plataforma da entidade em www.cfaevnf.pt.

Comentários

Notícia anterior

Estacionar nos parques do antigo campo da feira custa 80 cêntimos por hora a partir de segunda-feira

Notícia seguinte

Casa do Povo de Lousado divulga as suas próximas atividades

- Publicidade -
O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.