12 C
Vila Nova de Famalicão
Quinta-feira, 25 Abril 2024

Residência para estudantes em Famalicão vai ter 91 camas e custará 4,8 milhões de euros

Residência universitária de Barcelos tem 62 camas e custou 2 milhões de euros. As residências de estudantes de Famalicão e Barcelos são investimento financiado através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Feira apresenta aos alunos oferta formativa do ensino secundário

Evento destinado aos alunos do 9º ano foi realizado no CIIES, em Vale São Cosme.

Caminhos da Liberdade em Vila Nova de Famalicão

Locais onde se fez resistência à Ditadura Salazarista

O atual edifício dos serviços municipais de Ambiente, no centro da cidade, que no século XX foi quartel dos Bombeiros Voluntários de Famalicão, vai dar lugar à futura residência de estudantes que frequentam o ensino superior em Vila Nova de Famalicão. A obra deverá arrancar no primeiro trimestre deste ano. A empreitada foi adjudicada às empresas Cari Construtores e DST.

Trata-se de um investimento na ordem dos 4,8 milhões de euros financiado pelo Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em parceria com a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.

Os serviços municipais de Ambiente serão transferidos para as antigas instalações das Finanças, na Rua Ernesto de Carvalho.

Após a reabilitação e ampliação do edifício, este terá capacidade para instalar 91 residentes, distribuídos por 53 quartos com cinco tipologias diferentes, incluindo quartos e estúdios simples e duplos e quartos adaptados para pessoas com mobilidade condicionada.

INAUGURADA RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM BARCELOS

Na passada quarta-feira, dia 10, foi inaugurada a Residência de Estudantes “IN Barcelos”, que contou com um financiamento de cerca de 2 milhões de euros, verbas do Next Generation EU, através do Programa Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A verba destinou-se à aquisição do edifício, a sua adaptação e ampliação para responder às exigências de instalação e funcionamento da Residência de Estudantes, com capacidade para 62 camas. A residência está localizada a 200 metros do Campus do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Barcelos.

O primeiro-ministro, António Costa, esteve no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave para inaugurar a Residência de Estudantes “In Barcelos”.

A esta residência recém inaugurada irá juntar-se uma outra Residência de Estudantes do IPCA, também financiada pelo PRR e integrada no complexo B-CRIC, que está a ser construído no Campus, em Barcelos. No total, prevê-se que durante o próximo ano, o IPCA passe a dispor de um total de 195 camas para alojamento estudantil.

Comentários