19 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 5 Outubro 2024

Parque de Ribeirão não tem empreiteiro nem data para o início das obras

Ao contrário do que foi anunciado, as obras do Parque de Lazer de Ribeirão ainda não têm data de início e conclusão. Nem empresa escolhida. A Junta de Freguesia diz que a Câmara de Famalicão criou uma "notícia prematura".

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

As obras do Parque de Lazer do Rio Veirão, no centro da vila de Ribeirão, ainda não têm data para começar. Também não se sabe ao certo quanto é que a empreitada vai custar, nem qual será o empreiteiro escolhido para realizar os trabalhos.

Estas informações, obtidas pelo NOTÍCIAS DE FAMALICÃO junto de fonte do executivo da Junta de Freguesia de Ribeirão, contrariam o otimismo de uma informação distribuída à imprensa pela Câmara Municipal de Famalicão, que dava o parque como concluído no início do verão.

Nessa nota de imprensa, ilustrada com uma imagem virtual de um espaço com muitas árvores já adultas, a Câmara Municipal anunciava uma comparticipação de 100 mil euros e informava que a obra iria avançar em março para ficar pronta no início do verão.

“O verão de 2021 vai trazer uma novidade lúdica e refrescante à vila de Ribeirão”, anunciava o texto municipal, repleto de adjetivos.

Fontes ligadas à Junta de Freguesia de Ribeirão, contactadas pelo NOTÍCIAS DE FAMALICÃO, consideram que a Câmara de Famalicão anunciou a obra “cedo demais”, criando uma “notícia prematura”. 

O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO contactou o presidente da Junta de Freguesia, Adelino Oliveira, para saber mais informações sobre a obra, nomeadamente valor total do investimento, a área do terreno e prazo de execução informações que não constavam da informação municipal. No entanto, ficamos a saber que ainda está tudo por definir.

“Ainda estamos a receber propostas”, respondeu Adelino Oliveira, quando questionado sobre a data do início das obras, remetendo informações concretas para quando for feito o lançamento da obra.

A criação de um parque de lazer na zona ribeirinha do rio Veirão, mesmo no centro da vila de Ribeirão, é uma velha aspiração da Junta de Freguesia e da população da vila.

Em várias sessões solenes de aniversário da vila, Adelino Oliveira – que está no seu último mandato como autarca –, lembrou ao edil Paulo Cunha essa pretensão dos ribeirenses.

Foi assim, pelo menos, em 2017 e 2018. Mas no tempo do antigo presidente da Junta José Reis Moreira – entretanto regressado do Brasil, onde viveu nos últimos 12 anos – já se falava num projeto verde para as margens do rio Veirão.

Entretanto veio a pandemia e, agora surgiu, finalmente, a boa notícia: a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão decidiu libertar 100 mil euros para comparticipar a obra da Junta de Freguesia.

Só falta saber quando é que as obras vão começar e quando é que a primeira fase do Parque de Lazer do Rio Veirão estará à disposição da população.

A Junta de Freguesia de Ribeirão dá o pontapé de saída na criação do Parque de Lazer do Rio Veirão. Imagem VIVER A NOSSA TERRA

O novo espaço verde, que foi projetado pela Câmara Municipal, devrá ter um parque de merendas, uma praceta para a realização de eventos ao ar livre, uma zona com árvores de sombra e percursos pedonais, com ligação à Avenida do Rio Veirão, pela Rua do Jardim das Oliveiras.

O futuro parque terá, também, uma área fitness e diverso mobiliário urbano, que convidará ao relaxamento e convívio.

A expectativa da Junta de Freguesia é que a obra prossiga numa segunda fase, nomeadamente com a construção de uma ponte pedonal sobre o rio Veirão, para acesso à Rua do Engenho, assim como o prolongamento dos percursos pedonais junto às margens.

Para o presidente Adelino Oliveira, “trata-se da concretização de um sonho para a vila”, que vai “melhorar a qualidade de vida dos ribeirenses”.

Comentários