9.6 C
Vila Nova de Famalicão
Quinta-feira, 28 Março 2024

Covid-19 mata sacerdote que lutou contra o trabalho infantil no Vale do Ave

Em Joane, muitos conheceram-no nos tempos em que dava aulas de Religião e Moral na Escola Benjamim Salgado. O padre Avelino Vieira Cardoso foi "um grande espírito humanista e de ajuda aos mais vulneráveis”, como destaca o presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança.

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Procissão do Senhor do “ECCE HOMO” cancelada

Recriação da Última Ceia transferida para o interior da Igreja Matriz Antiga.

50 anos da Universidade do Minho em exposição no Parque da Devesa

Exposição itinerante patente até 31 de março

Concerto coral sinfónico de Páscoa esta quarta-feira

Na igreja matriz velha pelas 21h30

O padre Avelino Vieira Cardoso, natural do concelho de Guimarães e figura conhecida da Liga Operária Católica (LOC) na região do Vale do Ave, morreu esta segunda-feira, aos 89 anos, devido a complicações causadas pela covid-19.

O sacerdote sofria de doença prolongada e não resistiu à infeção pelo coronavírus, durante um internamento hospitalar.

Numa nota publicada na sua página oficial, a Arquidiocese de Braga informa que a missa exequial será celebrada quarta-feira, pelas 11h00, em Ronfe, freguesia de onde era natural. As cerimónias decorrerão com todas as restrições impostas pela Direção-Geral da Saúde

“O padre Avelino deixou uma marca profunda na sua freguesia natal, expressando um grande espírito humanista e de ajuda aos mais vulneráveis”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, numa nota de imprensa em que apresentou “as mais sentidas condolências à família” do sacerdote.

O padre Avelino Cardoso teve um papel preponderante na criação da CNASTI. Fotografia DR

Na sua atividade cívica, o padre Avelino Cardoso revelou um papel muito especial de denúncia do trabalho infantil, nomeadamente nas mensagens que a LOC diocesana de Braga divulgou e que, em 1994, levaram à formação da Confederação Nacional para a Ação sobre o Trabalho Infantil (CNASTI), que continua em atividade.

Nascido em Ronfe a 16 de setembro de 1931, Avelino Cardoso foi ordenado sacerdote a 14 de julho de 1957 e nesse mesmo ano foi nomeado prefeito do Colégio D. Diogo de Sousa, em Braga.

De 1966 a 1969 foi assistente da Ação Católica Portuguesa em França, onde, segundo observa uma nota de imprensa da Arquidiocese de Braga, “viveu importantes acontecimentos sociais que marcaram a sua personalidade de homem livre e interventor”.

Em setembro de 1970 passou a viver em Ronfe, no concelho de Guimarães, mantendo sempre uma estreita ligação com as instituições locais e da região.

No ano de 1980 fica ao serviço da Emigração em Londres e é nomeado Assistente Eclesiástico dos Organismos Operários Católicos.

Participou ainda em vários outros movimentos: MAAC – Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças, PEMO – Padres em Mundo Operário e REMO – Religiosas em Mundo Operário.

Colaborou com as suas memórias no livro “25 de Abril – Guimarães Daqui Houve Resistência”, editado em 2014 com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães.

O sacerdote Avelino Cardoso também se destacou na formação cristã e de cidadania de muitos jovens, nomeadamente como professor de Educação Moral e Religiosa, em Guimarães e, depois, em Joane, na Escola Benjamim Salgado.

“Nos últimos anos de vida, já um pouco debilitado na sua saúde, regressou à sua residência, em Ronfe, onde recebia e assistia muitos trabalhadores e suas famílias, que o procuravam constantemente”, relata uma nota de imprensa da coordenação diocesana da LOC/MTC.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Procissão do Senhor do “ECCE HOMO” cancelada

Recriação da Última Ceia transferida para o interior da Igreja Matriz Antiga.

50 anos da Universidade do Minho em exposição no Parque da Devesa

Exposição itinerante patente até 31 de março

Concerto coral sinfónico de Páscoa esta quarta-feira

Na igreja matriz velha pelas 21h30

Famalicense Amadeu Dinis é o novo líder das escolas profissionais portuguesas

Eleito presidente da ANESPO - Associação Nacional de Escolas Profissionais

A pedra no meio do caminho do 10 de Março

Em Famalicão, o número de votantes nas legislativas superou em mais 10% o número de votantes nas últimas autárquicas. Estranho fenómeno este em que a eleição dos órgãos políticos que nos são mais próximos motivam menos o nosso voto do que as legislativas.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.