21.9 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 15 Agosto 2025

Paulo Cunha e Mário Passos afastam a presidente do PSD da lista de candidatos à Assembleia Municipal

Sofia Fernandes e outros nomes excluídos da lista de candidatos.

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Sofia Fernandes, presidente do PSD-Famalicão e deputada à Assembleia da República, está fora da lista de candidatos do partido à Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão por imposição de Mário Passos, recandidato à presidência da Câmara.

“A elaboração da lista é responsabilidade do partido e o que estão a fazer é uma clara violação dos estatutos do PSD”, afirmou ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO fonte social-democrata sob anonimato, salientando que Sofia Fernandes “fez um sacrifício pessoal em prol da sua equipa, um bom grupo de candidatos preparados para bem servir Famalicão”.

A líder social-democrata decidiu deixar a lista de candidatos terça-feira à noite durante uma reunião na qual estiveram presentes, entre outros, Sofia Fernandes, Mário Passos, Daniela Torres, presidente da JSD-Famalicão, e Paulo Cunha – com dupla função: líder da distrital laranja e autoproclamado mandatário da lista [ver notícia PSD-Famalicão em pé de guerra a dois meses das eleições].

Tal como informou o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO em exclusivo, apesar de Sofia Fernandes ter sido escolhida para liderar a lista de candidatos do partido à Assembleia Municipal, e esta lista ter sido anunciada publicamente, Mário Passos não aceitou que a presidente da concelhia integrasse a lista de candidatos [ver notícia Sofia Fernandes lidera lista do PSD à Assembleia Municipal de Famalicão].

MÁRIO PASSOS QUERIA OUTRA LISTA

Além de Sofia Fernandes, Mário Passos não aceita a maior parte dos candidatos apresentados pelo partido e, por isso, insistia na elaboração de uma nova lista, “a partir do zero”, mas Sofia Fernandes insistiu na manutenção da equipa.

As negociações avançaram e informações obtidas pelo nosso jornal dão conta que a maior parte dos candidatos foi mantida, tendo sido, além de Sofia Fernandes, outros três nomes excluídos da lista inicialmente apresentada.

“O que está a acontecer em Famalicão é uma situação lamentável, a imposição do poder não legitimado pelo voto dos militantes”, considera a mesma fonte.

Paulo Cunha e Mário Passos.

Além de contar com um número expressivo de candidatos jovens – o que fez merecer elogios públicos da JSD concelhia – a lista elaborada pelo PSD-Famalicão também expressa uma paridade de 50%. Entre candidatos efetivos e suplentes a lista elaborada pela comissão política concelhia era formada por Sofia Fernandes e mais 32 candidatos: 16 homens e 16 mulheres.

O nome apontado para substituir Sofia Fernandes na lista é o de Jorge Paulo Oliveira, chefe de gabinete do grupo parlamentar do PSD na Assembleia da República. O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO apurou que Jorge Paulo Oliveira foi convidado pela comissão política concelhia para ser o segundo da lista de Sofia Fernandes, mas nem sequer respondeu ao convite.

ESCOLHEU VEREADORES SEM OUVIR O PARTIDO

Recorde-se que Mário Passos escolheu a lista de candidatos a vereadores sem ouvir o PSD-Famalicão. Na lista de candidatos a vereadores, Mário Passos não quis ouvir o partido, nem incluir nenhum nome indicado pela comissão política, tendo mesmo recusado incluir uma “indicação a suplente” sugerida pela comissão política concelhia. Para mais informações, o nosso jornal tentou contactar a líder do PSD-Famalicão, mas até ao momento sem sucesso [ver notícia Mário Passos escolhe candidatos a vereadores sem ouvir o PSD-Famalicão].

A lista dos candidatos da coligação PSD/CDS foi entregue no Tribunal de Famalicão ao final da manhã desta quinta-feira. O momento contou com a presença Mário Passos e de Paulo Cunha.

A retirada do nome de Sofia Fernandes da lista de candidatos à Assembleia Municipal é o mais recente capítulo da guerra entre Mário Passos e o PSD-Famalicão, que é liderado pela ex-vereadora e atual deputada à Assembleia da República [ver notícia Sofia Fernandes vence Mário Passos e Paulo Cunha e conquista PSD-Famalicão com vantagem esmagadora].

Apesar de todos os esforços, Mário Passos nao consegue ter o PSD-Famalicão nas mãos. Sofia Fernandes afasta-se da campanha da coligação PSD-CDS, “mas não se demite da comissão política do partido”.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.